O Madeira Island Ultra Trail’2025 (MIUT’2025) foi hoje oficialmente apresentado, numa cerimónia que teve lugar na Quinta Magnólia e que contou com os principais patrocinadores, públicos e privadas, que desde há muito têm apoiado um evento de escala mundial e que coloca a ‘Pérola do Atlântico’ num destino de eleição na modalidade de trail running.

Aquela que é a 16.ª do evento internacional de trail running, organizado, desde a primeira hora – desde 2008 – pelo Clube de Montanha do Funchal apresenta um figurino diferente das edições anteriores e muito devido aos incêndios que ocorreu na Madeira em Agosto de 2024.

Sidónio Freitas, director da prova, foi o responsável pela apresentação da edição deste ano, tendo começado por referir que a Madeira continua a ser um destino de eleição do trail running mundial e de desportos de natureza.

“Apesar do contratempo, dos incêndios ocorridos na Madeira em Agosto de 2024, continuamos a ter um evento de topo mundial e voltamos a estar entre as 12 provas do circuito mundial World Trail Majors”, fez questão de afirmar, reforçando ainda que apesar das alterações do percurso, em quase 70%, nomeadamente na prova principal de 115 km, o MIUT continua a falado nos quatro cantos do Mundo.

“Conseguimos manter alguma essência do percurso e acreditamos que os atletas continuarão a desfrutar de uma prova à altura das expectativas. O nosso compromisso com a segurança, a natureza e a experiência dos participantes manteve-se firme, mesmo perante esta adversidade.”, reforçou o director da prova.

O evento que este ano acontece nos dias 26 e 27 de Abril conta com cerca de 2.600 inscritos, números que o DIÁRIO já tinha divulgado na sua edição imprensa no passado dia 21 de Março. “Apesar de ser um número menor do que em 2024 onde atingimos o recorde com cerca de 3.500 inscritos, esta edição terá um recorde de países presentes, num total de 67 nacionalidades”, adiantou Sidónio Freitas.

A forte presença de voluntários, num total de 800, bem como a aposta contínua nas forças de segurança durante toda a prova foram outros dos aspectos destacados na conferência de apresentação.

Já entre os atletas de elite, presentes este ano no MIUT, e tal como já tinha sido noticiado pelo DIÁRIO, a norte-americana Katie Schide, vencedora do UTMB – Ultra Trail du Mont Blanc 2024 e alemã Katharina Hartmuth, medalha de prata no UTMB, mas na edição de 2023 são as grandes figuras na prova principal feminina. Já no sector masculino o português Miguel Arsénio, apresenta-se na Madeira como o atleta mais bem cotado no ranking ITRA, e vencedor da primeira edição do Circuito do World Trail Majors, enquanto o francês Germain Grangier é outra das figuras a ter em conta.

Durante a apresentação oficial de hoje as entidades públicas que desde há muito são parte fundamental do evento internacional, fizeram questão de enaltecer a importância do MIUT na Região e a forma como o mesmo promove o destino Madeira, as suas gentes, a sua cultura bem como um destino de eleição de desporto de natureza.