Esta foi mais uma noite de intensos ataques russos na Ucrânia. Pelo menos 47 pessoas ficaram feridas em Kharkiv, 8 foram hospitalizadas. As autoridades locais russas denunciaram um "ataque massivo" da Ucrânia na região russa de Krasnodar que fez quatro feridos.

Drones lançados pela Rússia feriram 47 civis em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, anunciou a polícia local na noite de sexta-feira para sábado.

"Ataques hostis em Kharkiv resultaram em ferimentos em 47 civis", escreveu a polícia ucraniana na sua conta de Telegram

O governador regional Oleg Synegubov tinha anunciado antes que cerca de 50 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de 11 anos.

O ataque ocorreu horas depois dos bombardeamentos russos em Zaporijia, em que mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Kharkiv, a segunda cidade ucraniana localizada perto da fronteira com a Rússia, foi alvo de fortes ataques ​​durante a invasão russa lançada em fevereiro de 2022.

"Ataque massivo" da Ucrânia

Do lado russo, o governador regional de Krasnodar, Veniamine Kondratiev, anunciou no Telegram que "a costa do Mar Negro, na região de Krasnodar, foi alvo de um ataque massivo do regime de Kiev esta noite (sexta-feira)."

"As consequências mais graves ocorreram em Novorossiysk, onde três blocos de apartamentos foram danificados e, de acordo com um relatório preliminar, quatro pessoas ficaram feridas: dois adultos e duas crianças", disse.

Os últimos ataques ocorreram após a assinatura em Washington, na quarta-feira à noite, de um acordo económico histórico entre a Ucrânia e os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos naturais do país.

A Rússia anunciou um cessar-fogo de três dias na próxima semana, de 8 a 10 de maio, por ocasião da comemoração em Moscovo da vitória sobre a Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Kiev chamou a esta medida "manipulação".