O setor automóvel norte americano acaba de ganhar um novo protagonista. Trata-se da Slate, uma start-up apoiada por Jeff Bezos, o homem forte da Amazon, que apresentou agora o seu primeiro veículo, uma pick-up elétrica de preço acessível.

Truck é o modelo de estreia, que apresenta um visual retro, com superfícies limpas e detalhes de design funcionais, com a marca a deixar claro que o modelo de dois lugares foi pensado e projetado para manter os custos de produção controlados e de forma a contribui para a transição para a mobilidade elétrica nos EUA.

Com uma plataforma bastante personalizável, e um elevado número de acessórios, a pick-up de estreia da Slate pode transformar-se num modelo de dois lugares, ou num SUV de cinco lugares.

Para esta simplicidade de produção contribui uma carroçaria construída a partir de painéis feitos com materiais compósitos, a que se juntam jantes de aço, janelas com abertura manual e interruptores físicos no interior. Quanto ao sistema de infoentretenimento, o condutor terá de fazer uso de um smartphone e para isso conta com um suporte no lugar do ecrã central.

A Truck está equipada com um único motor elétrico de 204 cv e 264 Nm de binário, instalado no eixo traseiro, que é alimentado por uma bateria de 52,7 kWh. A Slate afirma que este modelo tem como meta uma autonomia de 240 km. Se isso não for suficiente, existe uma bateria de 84,3 kWh que permite aumentar a autonomia para até 385 km.

A Slate que já está a aceitar encomendas para a sua pick-up deixou claro que o Truck será produzido nos EUA e que terá um preço abaixo dos US$20.000, ou seja, cerca d e €17.600.