![OMS quer alertas de cancro nos rótulo de bebidas alcoólicas](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A OMS pediu advertências claras nos rótulos das bebidas alcoólicas, no mesmo estilo daquelas colocadas nas embalagens de tabaco, devido à "alarmante" falta de consciência sobre a ligação entre o álcool e o cancro na Europa, segundo as conclusões de um inquérito que divulgou esta sexta-feira. O consumo de bebidas alcoólicas é responsável por 800 mil mortes por ano em toda a Europa, mas apenas uma fração da população está ciente dos riscos, disse o gabinete europeu da OMS num comunicado, com base no inquérito.
Adiantam ainda que apenas 15% dos inquiridos sabiam que o álcool pode causar cancro da mama e 39% tinham conhecimento da sua ligação com o cancro do cólon.
"Apesar de o cancro ser a principal causa de morte atribuível ao álcool na União Europeia, a sensibilização do público para a relação entre o álcool e o cancro continua a ser alarmantemente baixa", afirmou a OMS no comunicado.
A autorregulação deste setor acarreta o risco de que os produtores usem "colocação discreta e mensagens ambíguas" ou que usem códigos QR, frequentemente ignorados, nos seus rótulos, alerta a OMS. Em vez disso, as bebidas alcoólicas deviam apresentar "advertências de saúde claras e proeminentes" em formato escrito, que poderiam ser combinadas com imagens "para maximizar o alcance e dar aos consumidores informações claras e exatas, que lhes permitam fazer escolhas informadas sobre a sua saúde".
A OMS tem vindo a alertar constantemente que o consumo de álcool causa cancro e defende o uso de rótulos claros sobre a correlação, mas é a primeira vez que apela de forma tão assertiva a novas regulamentações governamentais sobre a questão. Atualmente, apenas três dos 27 países da UE usam de rótulos deste tipo, afirmou a OMS.
No início deste ano, também os EUA apelaram à inclusão de advertências sobre os riscos de cancro nos rótulos das bebidas alcoólicas. O "Europe’s Beating Cancer Plan" tem como objetivo reduzir relativamente em 10% o consumo de álcool até ao final deste ano e uma das estratégias principais passa pela sensibilização sobre as bebidas alcoólicas.
Com Reuters