A Opel está a comemorar os 50 anos do Kadett City, e embora a carreira da terceira geração do Kadett tenha começado já em 1973, a Opel foi mais longe dois anos mais tarde com a variante City hatchback. Porque, já nessa altura, era verdade que o design desportivo combinado com uma experiência de condução dinâmica e versatilidade era o trunfo! E assim, os engenheiros conceberam um veículo que satisfazia ambos os requisitos com a sua silhueta hatchback e grande porta da bagageira, cujo design ainda hoje faz bater mais depressa o coração de muitos entusiastas.

O City lançado em 1975, inspirou com as suas linhas elegantes. Do ponto de vista atual, as jantes opcionais ATS de 13’’ e os pneus de 185 milímetros, introduzidos nos anos seguintes, também contribuíram para o design desportivo do Kadett City. Para além disso, as grandes janelas proporcionavam muita luz e uma boa visibilidade geral, aumentando a atmosfera de bem-estar para os passageiros e a segurança em igual medida.

No entanto, a caraterística mais marcante em comparação com as outras variantes do Kadett era a traseira caraterística do citadino de apenas 3,90 metros de comprimento. A grande porta traseira abria possibilidades completamente novas, porque “o City destina-se a famílias jovens que pretendiam um automóvel funcional e valorizam uma bagageira variável.

A porta traseira inclinada tornava fácil e cómodo o carregamento do Kadett City. Isto era ainda mais fácil porque podia ser aberta com o dedo mindinho, graças a um elevador a gás, com mola, desenvolvido. Beneficiando de uma construção inteligente da secção traseira da carroçaria, sem saliências para o interior, a área de carga plana era totalmente utilizável. E quando era necessário ainda mais espaço para bagagem, materiais de trabalho ou outros objetos, o encosto do banco traseiro podia ser rebatido para a frente em dois passos simples e, assim, quase duplicar o espaço de carga sem qualquer esforço adicional.

Mecanicamente o City utilizava, em grande parte, a mesma mecânica que era utilizada na restante geração C do Kadett. O modelo fazia uso de um eixo traseiro que já era utilizado pela Caravan e um eixo dianteiro que foi reajustado durante o desenvolvimento devido à alteração da distribuição do peso. Já em matéria de motorização, o City oferecia entre motores de quatro cilindros com 1,0 e 1,2 litros de cilindrada e potências de 40 cv, 52 cv e 60 cv no início. Este último estava também disponível – o que não era habitual na altura – com uma transmissão automática. Na exposição IAA de 1977, a Opel adicionou o motor S de 1,6 litros com 75 cv à gama de motores. Com ele, o Kadett City podia acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atingir uma velocidade máxima de 157 km/h.

O fim de linha para o Kadett City aconteceu em 1979, tal como o de toda a geração extremamente bem-sucedida do Kadett C, tendo aberto caminho para o sucessor Kadett D, lançado no mesmo ano como o primeiro modelo de tração dianteira da marca de Rüsselsheim.