
O Papa Francisco, internado com uma pneumonia bilateral, "está a melhorar ligeiramente, não tem febre e as suas análises ao sangue estão estáveis", informou o Vaticano, esta quinta-feira à tarde, no sétimo dia de hospitalização do argentino.
Esta manhã, o Vaticano informou que o Sumo Pontífice passou uma "noite tranquila"no hospital e que chegou a levantar-se para "tomar o pequeno-almoço numa poltrona".
"Esta manhã recebeu a Eucaristia e depois dedicou-se aos seus afazeres profissionais", acrescentou o gabinete de imprensa do Vaticano.
Segundo uma fonte do Vaticano, tais afazeres incluíram contactos com os seus colaboradores mais próximos, a leitura e assinatura de documentos e chamadas telefónicas.
"Estamos todos preocupados com o Papa, mas (...) o facto de ele ter tomado o pequeno-almoço, lido os jornais e recebido pessoas significa que estamos no bom caminho para uma recuperação completa", disse o cardeal italiano Matteo Zuppi, Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI).
Francisco foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, que levou ao seu internamento, no Hospital Gemelli, no passado dia 15 de fevereiro.
Os médicos dizem que a pneumonia em qualquer pessoa pode ser grave, mas que, para alguém da idade do Papa, é potencialmente fatal.
Vaticano cancela agenda do Papa para o fim de semana
A Santa Sé anunciou, em comunicado, que a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada devido "à saúde do Santo Padre". Francisco não poderá presidir à missa de domingo, referiu ainda.
A Santa Sé disse ainda que o Papa está sensibilizado pelas muitas mensagens de carinho que está a receber e quis manifestar o seu apoio a todos aqueles que estão hospitalizados.
Na quarta-feira, aprimeira-ministra italiana visitou o Papa no hospital onde está internado e confessou que Francisco está "alerta" e com o "sentido de humor" que o caracteriza.