O Papa Francisco mantém o bom humor, mas “ainda não está fora de perigo”, afirmam os médicos do Hospital Gemelli, no mais recente boletim de saúde do Sumo Pontífice.

“O Papa mantém o bom humor. Esta manhã, quando lhe disse ‘Bom dia, Santo Padre’, ele respondeu ‘Bom dia, Santo Filho’", conta um dos elementos da equipa médica que tem acompanhado Francisco no hospital Gemelli, onde o líder da Igreja Católica está internado há uma semana.

Remo Casilli

Apesar da boa disposição, os médicos explicam que o Papa “ainda não está fora de perigo, a pneumonia bilateral continua lá”, mas “não corre, neste momento, risco de vida”.

"O Papa, como muitas pessoas, começou a tratar a sua doença em casa. O seu estado piorou, foi ao médico e acabou no hospital. Até porque, ao contrário de outros idosos de 88 anos no mundo, o Papa não fica em casa no sofá, mas governa a Igreja: e o esforço que lhe é pedido é diferente do de todos os outros", explica o cirurgião Sergio Alfieri.

Remo Casilli

Os médicos garantem também que o coração do Papa "está perfeito" e revelam que "o Santo Padre sempre quis que a verdade fosse dita sobre a sua saúde".

Vaticano cancela agenda do Papa para o fim de semana

A Santa Sé anunciou, em comunicado, que a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada devido "à saúde do Santo Padre". Francisco não poderá presidir à missa de domingo, referiu ainda.

A Santa Sé disse ainda que o Papa está sensibilizado pelas muitas mensagens de carinho que está a receber e quis manifestar o seu apoio a todos aqueles que estão hospitalizados.

Remo Casilli/Reuters

Na quarta-feira, a primeira-ministra italiana visitou o Papa no hospital onde está internado e confessou que Francisco está "alerta" e com o "sentido de humor" que o caracteriza.