Uma explosão no porto de Shahid Rajai, perto da cidade de Bandar Abbas, no sul do Irão, provocou hoje pelo menos 281 feridos, de acordo com os serviços iranianos de emergência médica.

"Até ao momento, 281 feridos foram transferidos para centros médicos", informaram os serviços de emergência, de acordo com a agência de notícias Tasnim.

A "forte explosão" ocorreu na área alfandegária iraniana, por razões que ainda se desconhecem.

"É altamente provável que a explosão tenha tido origem num depósito de produtos perigosos e produtos químicos localizado na zona portuária", disse a alfândega do porto de Shahid Rajai, em comunicado.

Por sua vez, Mohammad Ashuri, governador da província de Hormozgan, onde ocorreu o acidente, disse que "a origem da explosão ainda é desconhecida", mas apontou para alguns contentores sem dar mais explicações.

O primeiro vice-presidente do Irão, Mohamed Reza Aref, ordenou "uma investigação imediata e completa para determinar a causa exata do acidente e a extensão dos danos".

A televisão estatal iraniana mostrou imagens de uma enorme nuvem negra sobre o porto, bem como cenas de pânico na zona, e indicou que a explosão foi tão forte que danificou edifícios e carros na área envolvente, tendo sido ouvida a mais de 10 quilómetros de distância.

As atividades portuárias foram suspensas para que as forças de segurança e de socorro possam controlar rapidamente a situação, segundo a agência de notícias Tasnim.

No Irão, o sábado é o primeiro dia útil da semana.

A Companhia Nacional Iraniana de Refino e Distribuição de Petróleo (NIRC) afirmou, em comunicado, que as suas operações não foram afetadas e continuam a operar em Bandar Abbas, um importante centro petrolífero do país.

O porto de Shahid Rajai sofreu um ciberataque que paralisou à sua atividade em 2020, tendo o Irão culpado Israel.

Shahid Rajai é um porto comercial e industrial em Bandar Abbas, capital da província de Hormozgan, cobrindo uma área superior a 2.400 hectares e com uma capacidade anual para movimentar mais de 88 milhões de toneladas de carga.

Este porto iraniano está localizado a mais de 1.000 quilómetros a sul de Teerão, e é o maior porto comercial do Irão, de acordo com a agência de notícias oficial Irna.

Mais de 70% das mercadorias do Irão passam por este porto, que faz fronteira com o Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto da produção mundial de petróleo.