A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira um cidadão estrangeiro, de 61 anos, suspeito de ter violado uma jovem de 24 anos na zona do Martim Moniz, em Lisboa. O crime terá ocorrido na madrugada de domingo, numa pensão da Rua do Benformoso.
A vítima, que sofre de défice cognitivo, encontrava-se fora da instituição de acolhimento onde reside. Estava na rua quando foi abordada pelo alegado agressor. Segundo a Polícia Judiciária, o homem terá convidado a jovem para um quarto na pensão, "onde iniciaram contactos de natureza sexual, num primeiro momento consentidos, ao que a vítima veio, depois, a opor-se expressamente, devido ao caráter violento da conduta do suspeito".
A situação foi denunciada por um taxista que, ao passar pela Rua do Benformoso, encontrou a mulher deitada no chão e prostrada. O alerta ao 112 levou à intervenção de uma equipa médica, que detetou indícios de agressão sexual e encaminhou a vítima para o Hospital de São José para exames médico-legais.
Inicialmente, o suspeito foi identificado no local pela Polícia de Segurança Pública (PSP), mas só foi detido pela PJ esta segunda-feira. Está agora sob custódia e será presente às autoridades para interrogatório e determinação das medidas de coação.
Este não é um caso isolado. Na última semana, foram denunciados outros dois crimes semelhantes em Lisboa. No Martim Moniz, uma estudante de Erasmus diz ter sido abusada por dois a três homens nas Escadinhas da Saúde, na madrugada de 19 de janeiro. Já no Cais do Sodré, uma cidadã francesa apresentou queixa contra um motorista de TVDE por violação, ocorrida na noite de 18 de janeiro.