O Presidente da Galp, Filipe Silva, demitiu-se esta terça-feira "por motivos familiares", lê-se num comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A saída surge após a Comissão de Ética da empresa ter iniciado uma investigação sobre um alegado relacionamento secreto entre o líder e uma diretora de topo, que poderia representar um conflito de interesses.

A Presidente do Conselho de Administração, Paula Amorim, elogiou o contributo de Filipe Silva para o crescimento da Galp nos últimos 12 anos:

" Gostaria de salientar o contributo que o Filipe deu à Empresa ao longo dos últimos 12 anos, período em que a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp "

Em comunicado à CMVM, a Galp assegura que a liderança operacional permanece em mãos experientes, que garantem "a execução e implementação da estratégia da empresa". O novo CEO da Galp será anunciado nos próximos dias.

A Comissão de Ética da petrolífera estava a investigar uma denúncia anónima sobre a alegada relação mantida em segredo entre Filipe Silva e uma diretora de topo, que estava sob a sua dependência. Embora o código de conduta não proíba relação pessoais entre funcionários, estipula que devem ser declaradas caso possam originar situações de conflito de interesses ou levantar dúvidas sobre a imparcialidade de decisões.

Ao Eco, esta segunda-feira, Filipe Silva confirmou a existência da denúncia, mas afirmou desconhecer o seu teor. O então presidente da Galp garantiu que a relação pessoal não comprometeu a integridade das suas decisões enquanto CEO. Na informação divulgada esta terça-feira pela Galp não existe qualquer referência a este caso, nem às conclusões da investigação interna conduzida pela Comissão de Ética.

Filipe Silva assumiu o cargo de CEO da Galp em janeiro de 2023, sucedendo ao britânico Andy Brown, após uma década como administrador financeiro (CFO). Tinha sido formalmente eleito em Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de quatro anos, que terminaria a 31 de dezembro de 2026.

Licenciado em Economia e Gestão Financeira e com um mestrado em Gestão Financeira pela Catholic University of America, em Washington, D.C, Filipe Silva ocupou cargos de destaque, incluindo o de CEO do Deutsche Bank em Portugal.

[Artigo atualizado às 20:42h]