
O primeiro-ministro espanhol informou, em conferência de imprensa, que ainda não há conclusões sobre a origem do apagão geral que está a afetar a Península Ibérica esta segunda-feira.
Pedro Sanchéz convocou um novo Conselho de Segurança Nacional para as 19h00 (18h00 em Portugal) e garante que a prioridade, neste momento, é “restabelecer a normalidade”.
Pede à população para utilizar os serviços de telecomunicações com responsabilidade, apenas para chamadas breves, de forma a não sobrecarregar a rede. Da mesma forma, apela a que se utiliza a linha de emergência - 112 - apenas quando estritamente necessário.
Eram cerca das 11h30 desta segunda-feira quando um apagão geral deixou Portugal (e outros países europeus) às escuras. A situação está a afetar o normal funcionamento de serviços essenciais como hospitais, aeroportos, transportes e telecomunicações. A origem? Ainda é desconhecida e pouco se sabe também sobre quando será resposta a normalidade.
O primeiro-ministro Luís Montenegro garante que a expectativa é que a energia seja restabelecida “ainda hoje”. Sobre se essa reposição será total, o primeiro-ministro garante que as autoridades estão a trabalhar nesse sentido.