A Toyota Motor revelou que a produção global recuou pelo 10º mês consecutivo em novembro, apesar das vendas terem crescido pelo segundo mês consecutivo beneficiando para isso de uma forte procura nos Estados Unidos e na China.

O maior construtor automóvel mundial, anunciou que produziu 869.230 unidades a nível global em novembro, oque representa uma queda de 6,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Além disso, a produção da Toyota nos EUA caiu 11,8%, apresentando uma recuperação lenta, embora a produção dos modelos Grand Highlander e Lexus TX SUV tenha sido retomada no final de outubro após uma paralisação de quatro meses.

A produção na China caiu 1,6%, mas foi melhor do que o declínio de 9% no mês anterior, já que a Toyota viu maiores vendas locais de seus modelos de minivan Granvia e Sienna e do sedã elétrico bZ3 desenvolvido em conjunto com a BYD.

No Japão, que responde por cerca de um terço da produção global da Toyota, a produção caiu 9,3% em novembro, devido em parte a uma paralisação de dois dias nas fábricas de Fujimatsu e Yoshiwara.

A Toyota anunciou ainda que as vendas mundiais registaram um aumento pelo segundo mês consecutivo, em 1,7%, para 920.569 veículos, estabelecendo um novo recorde para o mês de novembro.