O encerramento de três confeções em Lousada, no distrito do Porto, vai deixar cerca de 450 pessoas no desemprego. A distrital do PSD garante que já apresentou ao Executivo um plano de crise e emergência para a região.
Numa região onde a indústria têxtil tem grande expressão, o impacto do encerramento das três empresas será bastante significativo.
Uma destas confeções, localizada na localidade de Macieira, já tinha estado em 'lay-off', mas, agora, encerra portas definitivamente, deixando cerca de 100 operários no desemprego.
Em declarações à SIC, Leonel Vieira, presidente da comissão do PSD/Lousada, revela que os sociais-democratas "estão muito preocupados" com os funcionários que ficam sem emprego, mas também com os empresários locais que veem o seu negócio ruir.
Por essa razão, revela ter contactado o Governo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de forma a garantir que "os direitos dos trabalhadores são assegurados".
Ainda assim, Leonel Vieira dá conta de uma "boa notícia". Os trabalhadores que já estiverem inscritos no IEFP poderão receber já este mês o subsídio de desemprego.
O representante partidário nota ainda que os membros da assembleia municipal e os vereadores do PSD da Câmara de Lousada vão apresentar um plano de crise e emergência para que, "em casos como este e de forma preventiva se possam ajudar as empresas e os trabalhadores".