
O Presidente russo, Vladimir Putin, congratulou-se esta quarta-feira com as conversações russo-americanas realizadas na Arábia Saudita, afirmando que constituem um "primeiro passo" para o restabelecimento das relações entre as duas potências.
"Fui informado das conversações, estou a avaliá-las positivamente, há um resultado", disse Putin, de acordo com as declarações transmitidas pela televisão pública russa.
"Demos o primeiro passo para retomar o trabalho em domínios muito diferentes", acrescentou, segundo a agência francesa AFP.
Os chefes da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, e dos Estados Unidos, Marco Rubio, lideraram as delegações às conversações de Riade, no primeiro contacto a este nível entre os dois países desde a invasão russa da Ucrânia, há três anos.
As conversações seguiram-se a uma conversa telefónica entre Putin e o homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump. Lavrov afirmou esta quarta-feira, que Moscovo e Washington ainda têm de limpar o legado da administração do ex-presidente Joe Biden, mas admitiu que os dois países "começaram a afastar-se da beira do abismo" a que tinham chegado nos últimos três anos. Putin disse também que é necessário criar confiança com Washington para resolver o conflito na Ucrânia.
"Sem reforçar o nível de confiança entre a Rússia e os Estados Unidos, é impossível resolver muitos problemas, incluindo a crise ucraniana", afirmou o Presidente russo.
Putin adiantou ainda que gostaria de se encontrar com Trump, mas que a reunião precisa de ser preparada para ser produtiva, segundo a agência norte-americana AP. "Gostaria de ter uma reunião, mas ela precisa de ser preparada para que dê resultados", afirmou o líder russo, acrescentando que teria "muito gosto" em encontrar-se com Trump.