Uma estátua de bronze de Harry Kane, avançado inglês que atua no Bayern de Munique, foi inaugurada esta semana, mas tornou-se rapidamente alvo de críticas e piadas nas redes sociais. O ponta de lança, por outro lado, parece ter apreciado a peça.

Na segunda-feira, o capitão da Seleção inglesa inaugurou uma estátua sua no município londrino de Waltham Forest, onde Kane nasceu e despontou para o futebol.

A peça artística, que custou cerca de 8.600 euros, foi encomendada em 2020, mas questões relacionadas com o local onde seria instalada adiaram a inauguração.

O atleta partilhou uma fotografia nas redes sociais do momento em que inaugurou a estátua e, de imediato, surgiram comentários.

"É um verdadeiro orgulho para mim regressar ao local onde a minha vida no futebol começou e inaugurar uma estátua. Espero que ajude a inspirar a próxima geração a trabalhar arduamente e a acreditar em si própria", escreveu o atleta na descrição da fotografia partilhada.

"O trabalho artístico não foi muito bom", escreveu um utilizador no X, "quem é este?", questionaram várias pessoas.

No local onde se encontra a peça de bronze, foi também pintado um mural que retrata alguns feitos do atual melhor marcador da história da Seleção inglesa com 69 golos em 103 internacionalizações.

Outras estátuas que geraram críticas

Este é mais um trabalho que entra para a lista de estátuas de futebolistas consideradas peculiares.

A título de exemplo, em 2017, foi inaugurado, no Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, um busto do capitão da Seleção Nacional que muito deu que falar devido às poucas parecenças com CR7. As imensas críticas levaram mesmo à substituição da peça artística.

Busto de Cristiano Ronaldo inaugurado no aeroporto da Madeira, em 2017.
Busto de Cristiano Ronaldo inaugurado no aeroporto da Madeira, em 2017. Armando Franca

Outro caso mediático é o da estátua do egípcio Moh Salah. Uma representação do jogador que alinha no Liverpool a fazer a sua celebração gerou também uma onda de críticas depois de ter sido revelada no Fórum Mundial da Juventude, em Sharm al-Sheikh, no Egito, em 2018.

Estátua de Mohamed Salah concluída em 2018.
Estátua de Mohamed Salah concluída em 2018. SIC Notícias