
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirma que o Reino Unido está pronto para enviar tropas para a guerra, para resolver um acordo de paz na Ucrânia. A declaração foi feita, esta quinta-feira, ao lado do presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca.
“Quero deixar claro que o Reino Unido está preparado para enviar tropas e aviões para o terreno para apoiar um acordo, trabalhando lado a lado com os nossos aliados, pois só assim a paz poderá durar” , assegurou Starmer .
O primeiro-ministro do Reino Unido fez ainda questão de agradecer a Trump “a forma empenhada” como tem procurado“pôr fim às mortes” eafirmou querer trabalhar com o presidente dos Estados Unidos para garantir uma paz “duradoura” na Ucrânia.
Já Donald Trump garantiu que as conversaçõespara um acordo que ponha fim à guerra estãoa avançar de forma rápida.
“Atualizei o primeiro-ministro quanto aos nossos esforços para pôr fim à guerra sangrenta e terrível na Ucrânia, com a Rússia, que nunca teria acontecido se eu fosse presidente – garanto-vos”, começou por dizer Trump
“Acho que fizemos muitos progressos e acho que está a avançar muito rapidamente”, acrescentou.
Além da guerra na Ucrânia, Trump e Starmer tiveram conversações sobre um acordo comercial bilateral. Tais negociações, disse o primeiro-ministro britânico, poderão ajudar a evitar as tarifas dos Estados Unidos da América (que a nova administração norte-americana vai aplicar, por exemplo, à União Europeia).