"Reconhecemos que o resultado alcançado ficou aquém das nossas expectativas", assumiu hoje Liana Reis, coordenadora Regional do Reagir Incluir Reciclar (RIR), fazendo eco das palavras da cabeça-de-lista do partido às eleições de domingo.

Artigo relacionado: "Os resultados mostram aquilo que nós não queríamos"

Naturalmente, questionamo-nos sobre o que poderíamos ter feito melhor – e sabemos que havia espaço para mais. No entanto, a mudança de mentalidades profundamente enraizadas no medo e em convicções distorcidas revela-se um dos maiores desafios do presente Liana Reis, RIR

A coordenadora do partido disse ainda assistir com "preocupação" ao "desaparecimento gradual dos valores da esquerda democrática, dando lugar ao crescimento de forças políticas de direita e de extremismos que põem em risco princípios fundamentais como a solidariedade, os direitos sociais e a inclusão".

"Este cenário, que também se reflete na composição da Assembleia da República, representa uma ameaça séria à coesão social e ao progresso colectivo", sublinha Liana Reis.

Num comunicado remetido esta tarde às redacções, o RIR-Madeira agradeceu ainda a "confiança" dos eleitores 13.550 votos (0.23%) que votaram, este domingo, no partido e reafirma o seu compromisso com "uma política de proximidade".

A vossa confiança é, para nós, um sinal de esperança e um incentivo para continuar a lutar por uma política mais justa, transparente e centrada nas pessoas Liana Reis, RIR