José Eduardo Martins

“Eu nunca consigo ouvir André Ventura e achar que estou perante aquilo que devo ouvir num debate sério sobre política. Portanto, eu dei 7 e 3, porque acho que Rui Rocha foi um senhor em várias questões. Desde logo na principal, que é desmontar a ideia de que aquele partido pode ser de direita ou tem um programa de direita. Um partido que apresenta um programa com 18 mil milhões de euros de despesas é um partido que, basicamente, como o seu líder, não tem, como nunca teve desde o princípio, nenhum tipo de compromisso com a verdade. É caso para dizer que ali é que não há mesmo nenhum limite à demagogia. No Chega não há limite para nada.”

SIC Notícias

Raquel Abecasis

"Dei um 6 a Rui Rocha e dei um 8 a André Ventura. Porque devemos avaliar os debates de acordo com aquilo que são os objetivos dos protagonistas e parece-me que André Ventura conseguiu em 70% do debate controlar os temas, controlar o debate, fazer valer os seus pontos. É bom também registarmos que são cortes que depois serão feitos nas redes sociais e bombardeados para os hipotéticos apoiantes e eleitores de André Ventura. E, nesse sentido, eu acho que ele ganhou claramente o debate. Acho que Rui Rocha teve um ponto importante, pelo qual aliás deveria ter começado, que foi acusar o programa do Chega, no fundo, de ser socialista.”

SIC Notícias

Martim Silva

“Depois da arruaça completa que foi o debate da véspera, com Paulo Raimundo, acho que, apesar de tudo, o debate de hoje à direita foi, tirando a demagogia toda, bastante mais civilizado e audível para um espectador. Portanto, desse ponto de vista, as minhas notas não são tão negativas. Em boa verdade, a negativa para André Ventura e a vitória para Rui Rocha, para mim, tem só um argumento: cada um tem as suas linhas vermelhas, a minha é esta - quando André Ventura, a propósito da imigração, diz que ‘qualquer máfia do Bangladesh faz um qualquer contrato de trabalho’ e ‘isto é uma bandalheira como se viu agora em Braga’ mistura alhos com bugalhos, assuntos que não têm nada a ver para assustar as pessoas, cavalgar o medo completamente irracional a propósito do crime de Braga, e portanto, não consigo dar positiva a quem diz isto num frente a frente.”

SIC Notícias

Miguel Prata Roque

"Sinto-me muito mais próximo das ideias que foram defendidas por Rui Rocha, mas não é isso que estou a avaliar neste debate. Julgo que na primeira parte do debate André Ventura foi quase um cilindro compressor da Iniciativa Liberal e do próprio Rui Rocha. Colocou-o numa posição que é ‘eu valho 21%’, porque é isso que diz hoje a sondagem publicada pelos Expresso, e ‘o senhor vale quase 4%’. E, portanto, a direita só poderá governar se contar comigo. Se isto é verdade ou não, não sei. Dei nota menos positiva a Rui Rocha porque o achei bastante fraco relativamente, por exemplo, às matérias relativas ao Serviço Nacional de Saúde - Há uma passagem em que Rui Rocha defende seguros privados de saúde, esquecendo-se, por exemplo, que em Arganil ou em Monchique não há simplesmente nem médicos nem hospitais, sejam públicos, sejam privados.”

SIC Notícias