A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garante que a União Europeia está “ao lado” de Portugal no combate às chamas. E adianta que o organismo vai enviar oito aviões para ajudar nos trabalhos.

No X, antigo Twitter, a responsável destaca que a União Europeia está “ao lado” de Portugal no combate aos “grande incêndios florestais”.

Na mesma publicação, acrescenta que vão enviar oito aviões ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

“Agradeço a França, à Grécia, a Itália e a Espanha a sua rápida reação. Isto é a solidariedade da UE no seu melhor”, escreve.

Portugal pediu à União Europeia um reforço de meios ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para combater os incêndios no distrito de Aveiro e para reforçar as capacidades no território continental.

Anteriormente, a Comissão Europeia tinha dito que estava "preparada para ajudar Portugal", necessitando apenas da formalização do pedido.

Entretanto, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), dois aviões canadair de Espanha chegam já esta segunda-feira a Portugal.

No domingo, o Governo declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23:59 de terça-feira devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.