A alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, condenou hoje o "ataque bárbaro" com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev, na Ucrânia.

"Mísseis russos danificaram a embaixada de Portugal em Kiev. Nenhuma representação diplomática pode ser um alvo ou ser atingida. Isto é mais um ataque bárbaro da Rússia contra alvos civis que indica que não há qualquer vontade de paz", escreveu Kaja Kallas na rede social X, pouco depois de ser noticiado que a representação diplomática na capital ucraniana foi danificada.

A ex-primeira-ministra da Estónia apresentou "total solidariedade para com os funcionários diplomáticos" portugueses.

Governo português condena ataques russos

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros"condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal".

Além disso, o encarregado de negócios da Federação Russa "foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa", acrescentou o Palácio das Necessidades.

A diplomacia portuguesa considera "absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomática".