
Um ninho de cegonhas com dois metros de altura, que pesará cerca de uma tonelada, está a tornar-se uma autêntica atração turística em Burgos, Espanha.
Este é um autêntico prédio: é composto por três ninhos sobrepostos, feitos por diferentes gerações de aves em cima de uma chaminé inclinada numa antiga casa agrícola, escreve o El País. No topo, vive agora um casal de cegonhas-brancas com duas crias.
Quando Nicolás Serna comprou o terreno da quinta, as cegonhas já lá estavam. Em vez de expulsar, fez obras para evitar que a chaminé se desmoronasse, reforçando-a com aço e betão com apoio da autarquia local.
Em declarações ao jornal espanhol, Nicolás Serna destaca a imponente construção das cegonhas: “Parece que são engenheiras, sabem equilibrar o ninho apesar de a torre ser torta”.
"O local transformou-se numa improvável atração turística. “Há sempre carros parados, e ainda no outro dia um rapaz tentou subir”, conta Nicolás Serna, alertando para o perigo de queda do edifício em tijolo.
Raúl Izquierdo, presidente da câmara de Quintanilla del Agua, diz que o local sempre foi casa de cegonhas. No início o ninho era mais pequeno, mas “foi crescendo” até chegar à estrutura atual.
O autarca defende a preservação da estrutura, que considera uma boa forma de atrair turismo para a região.