O Vaticano informa, esta segunda-feira, que o Papa Francisco passou bem a noite e está a descansar, apesar de permanecer em estado crítico devido a uma pneumonia bilateral.

Num breve comunicado divulgado esta segunda-feira, o Vaticano informa que o líder da Igreja Católica "passou bem a noite, dormiu e está a repousar".

No domingo, o Vaticano disse que o Papa continua em estado crítico no hospital Gemelli, em Roma, Itália, e que alguns exames de sangue indicavam uma insuficiência renal leve, mas sob controlo.

O Papa foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, agravando o seu estado de saúde.

Segundo informações reveladas no domingo pelos médicos do hospital romano, o prognóstico do Papa mantém-se reservado devido à "complexidade do quadro clínico" e à "espera necessária para que as terapias farmacológicas façam efeito".

Com 88 anos, o Papa Francisco tem um longo historial de problemas de saúde e, nos últimos cinco anos, foi internado quatro vezes devido a problemas respiratórios, uma hérnia e foi ainda operado ao intestino.