A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revelou que as vendas de automóveis novos na Europa, voltaram a ficar no vermelho, depois um ligeiro crescimento em outubro, recuando no último mês do ano em 1,9%, com 869.816 novos veículos registados.

Em comunicado a ACEA adianta que em termos globais o mercado europeu registou um crescimento de 0,4% nos onze meses de 2024, com 9,7 milhões de unidades, “incentivado pelo mercado espanhol que registou um crescimento de 5,1%, enquanto o mercado francês recuou -3,7%, enquanto a Alemanha registou uma queda de -0,4%) e a Itália de -0,2%”.

A ACEA adiantou ainda que o mercado de veículos 100% elétricos na Europa recuou em novembro 9,5% para 130.757 unidades. “A queda nas vendas de modelos totalmente elétricos foi impulsionada principalmente por uma redução significativa nos registos na Alemanha (-21,8%) e na França (-24,4%)”. Desta forma, o volume de mercado no acumulado de janeiro a novembro recuou de 5,4% face ao mesmo período de 2023, com a participação total de mercado em 13,4%.

Já as matrículas de veículos híbridos plug-in baixaram 8,8% em novembro, após declínios significativos na França (-19,6%), na Itália (-31,4%) e na Bélgica de (-61,4). Em novembro, os híbridos plug-in representaram 7,6% do mercado automóvel, abaixo dos 8,1% do ano passado. Os volumes acumulados nos onze meses de 2024 também caíram, diminuindo 8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Por seu lado os registos de híbridos elétricos cresceram 18,5% no mês de novembro, com a participação de mercado a subir para 33,2%, face aos 27,5% registados no período homólogo de 2023, e superando pelo terceiro mês consecutivo os registos de automóveis a gasolina.

No penúltimo mês de 2024, os veículos equipados com motores de combustão a gasolina sofreram uma queda das vendas de 7,8%. A França registou a queda mais acentuada, de 31,5%, seguida pela Itália com um declínio de 12,3%. Com quedas mais modestas a Alemanha com -5,3% e a Espanha com -2,3%

Desta forma, com 266.115 unidades registadas no mês de novembro, os automóveis a gasolina respondem agora por 30,6% do mercado, abaixo dos 32,5% registados em novembro de 2023.

Quanto ao mercado de veículos com motor Diesel, registou um decréscimo de 15,3% no décimo primeiro mês de 2024, resultando numa quota de mercado de 10,6%. “No geral, foram observadas reduções na maioria dos mercados da União Europeia”, adianta o comunicado da ACEA.