
A presidente da Comissão Europeia felicitou hoje as populações de Portugal e Espanha pela "responsabilidade coletiva e solidariedade" que demonstraram face a um "apagão sem precedentes".
"Ontem [segunda-feira], cidadãos em Espanha e Portugal, e em algumas partes de França, enfrentaram um apagão sem precedentes. Quero felicitá-los pela calma e civismo [...], demonstraram responsabilidade coletiva e solidariedade", disse Ursula von der Leyen, na qualidade de elemento do Partido Popular Europeu (PPE), durante o congresso desta família política, na cidade espanhola de Valência (leste).
A presidente do executivo comunitário também agradeceu a todos os "polícias, bombeiros e controladores de tráfego" que "trabalharam sob imensa pressão para proteger os cidadãos e preservar a ordem".
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu esta manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.