Xi Jinping elogiou Ho Iat Seng "na superação dos graves desafios impostos pela pandemia", de acordo com um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua na quarta-feira à noite.

Ho tomou posse em 20 de dezembro de 2019 e teve de enfrentar o impacto económico de quase três anos de rigorosas restrições devido à política 'zero covid', que incluiu quarentenas à entrada em Macau.

De acordo com dados oficiais, o produto interno bruto (PIB) da região especial chinesa contraiu 56,3% em 2020 e mais 26,8% em 2022, antes de voltar a crescer, 80,5%, em 2023, com a retoma do turismo.

Durante um encontro com Ho Iat Seng, em Macau, Xi Jinping elogiou ainda "os esforços para diversificar a economia de maneira apropriada".

Nos primeiros nove meses do ano, o PIB do território recuperou para 87,3% do nível registado antes da pandemia, mas os serviços turísticos continuam a representar 79,7% da economia.

Xi Jinping "expressou o reconhecimento total das autoridades centrais pelo trabalho de Ho Iat Seng" e disse que o chefe do Executivo cessante "enfrentou os desafios de maneira pragmática e produtiva".

"Essa não é uma tarefa fácil, mas alcançou grandes realizações", acrescentou.

Xi destacou a "implementação plena e precisa da política de 'um país, dois sistemas' com determinação inabalável, na salvaguarda resoluta da soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento" do país.

O conceito 'um país, dois sistemas', originalmente proposto pelo líder chinês Deng Xiaoping (1904-1997) e aplicado pela primeira vez em 1997 e 1999, com a transferência de soberania de Hong Kong e da administração de Macau, respetivamente, prevê ao longo de 50 anos um determinado grau de autonomia para as duas regiões, com foco no respeito pelas liberdades e garantias dos cidadãos.

Na mesma reunião, Ho Iat Seng agradeceu a "confiança e apoio depositados" por Xi Jinping e disse que o governo que liderou "elevou [Macau] a um novo nível em todas as frentes".

Xi está na cidade para uma visita de três dias, durante a qual vai dar posse ao chefe do Executivo eleito, Sam Hou Fai, na sexta-feira, dia em que se comemora o 25.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

A última visita de Xi Jinping à cidade tinha sido precisamente há cinco anos, quando presidiu à posse de Ho Iat Seng.

Sam Hou Fai foi escolhido em 13 de outubro por um colégio eleitoral de 400 membros, selecionados por mais de 6.200 representantes de associações e organizações locais.

O antigo presidente do Tribunal de Última Instância vai ser o primeiro líder do governo da região a falar português.

VQ // EJ

Lusa/Fim