No mundo a evolução é constante em todas as áreas e no mundo das duas rodas não é exceção, e nem o Mundial de Superbikes escapa a essa tendência. Ronald Ten Kate havia lembrado como anteriormente a Honda não tinha verdadeiramente uma equipa de fábrica no campeonato, explicando que a forma como tudo se desenrola hoje era uma prática na verdade praticamente impossível.

O responsável havia lembrado como as coisas não correram de feição à equipa na sua parceria com a Honda enquanto fornecedora, com a Althea e Moriwaki a serem projetos que ficaram muito aquém, e se ‘antigamente, bastava ter apoio financeiro e acesso a algumas peças’, que depois se ‘desenvolviam próprias soluções’, isso não era ‘uma moto HRC’, lembrou citado pelo Motorsport-Total.

Ainda assim era possível sair para a pista e ser, dentro do possível, competitivo, mas hoje a realidade é outra: ‘Eu diria que a abordagem de antigamente é agora quase impossível’.

E Ten Kate disse ‘quase’ porque acredita que seria possível fazer algo, mas, nos moldes atual, seria muito mais difícil, garante: ‘Mas no mundo nada é impossível. No entanto, é definitivamente muito mais difícil do que era na altura’.

Ten Kate e Honda trabalharam com a Althea e Moriwaki logo em 2019, após a equipa do responsável no ano anterior ter entrado em falência.