
Richard Childress Racing teve recurso negado no caso de desqualificação de Jesse Love
Num surpreendente desenrolar de eventos, a Richard Childress Racing sofreu um grande golpe ao ver o seu recurso relativamente à desqualificação de Jesse Love ser rejeitado. O Painel de Apelos de Motores Nacionais (NMPA) manteve-se firme na sua decisão, alinhando-se com a deliberação inicial da NASCAR após a corrida de Rockingham no sábado passado.
Inicialmente, Jesse Love acreditava ter assegurado a vitória na primeira corrida da Xfinity em Rockingham em mais de duas décadas. Um emocionante reinício em tempo extra viu-o passar do terceiro para o primeiro lugar, marcando a sua vitória inaugural numa pista sem arrasto. Contudo, a euforia rapidamente se transformou em desespero quando o Chevrolet nº 2 de Love falhou na inspeção pós-corrida, levando à sua desqualificação e ao subsequente coroamento de Sammy Smith, da JR Motorsports, como o vencedor da corrida.
A NASCAR apontou um problema crítico com a suspensão traseira de Love, enfatizando a necessidade de que “todas as superfícies de contacto entre o braço de tração do camião e o suporte do U-bolt estejam em completo contacto umas com as outras.” O Painel de Apelos investigou a questão e concluiu que havia uma provável violação das regras relativas à suspensão traseira. Declararam: “O painel conclui que as superfícies de contacto entre o braço de tração do camião e o suporte do U-bolt não estavam em contacto umas com as outras.”
O veredicto, proferido por um trio composto pelo proprietário do Langley Speedway, Bill Mullis, pelo produtor de televisão da Raycom Sports, Hunter Nickell, e pelo experiente promotor de pista, Steve York, foi unânime ao manter a decisão da NASCAR. De acordo com o procedimento padrão de apelos, a Richard Childress Racing ainda tem a opção de escalar a questão para o Oficial de Apelos Final. Este passo transferiria o ónus da prova para a equipa/motorista em questão, alterando significativamente a dinâmica do caso.
A comunidade de corridas aguarda agora com expectativa o próximo passo da RCR, com especulações abundantes sobre se irão prosseguir com novos recursos ou aceitar a decisão do Painel. O futuro está em suspenso para a Richard Childress Racing e Jesse Love, à medida que as consequências desta desqualificação continuam a causar ondas de choque no mundo do automobilismo.