Numa recente controvérsia, a Fórmula 1 viu-se na defensiva após o desagrado da Ferrari sobre a transmissão de partes selecionadas da comunicação da equipa durante o Grande Prémio da China. O chefe da equipa da Ferrari, Fred Vasseur, manifestou o seu descontentamento com a forma como a Gestão da Fórmula 1 (FOM) lidou com a representação de uma troca crucial durante a corrida.

O incidente em questão gira em torno de um episódio em que os pilotos da Ferrari trocaram de posições. Numa fase da corrida em que Lewis Hamilton estava a falhar, ele ponderou deixar o seu colega de equipa, Charles Leclerc, passar por ele. Esta proposta, no entanto, não foi transmitida pela FOM no feed mundial. Para piorar a situação, o diálogo original sobre uma possível troca na Curva 14 também foi omitido.

A única parte da conversa que foi transmitida foi a repetição de Hamilton do seu apelo ao seu engenheiro de corrida, Riccardo Adami. Isto deu a impressão de que Hamilton estava a opor-se a uma diretiva da equipa, afirmando que Leclerc tinha de estar mais perto dele. A omissão do facto de que foi Hamilton quem levantou a ideia de deixar Leclerc passar enfureceu Vasseur.

Vasseur expressou a sua frustração com a FOM, afirmando: “Isto é uma piada da FOM, porque o primeiro apelo veio do Lewis – que o Lewis nos pediu para trocar.” Ele acusou ainda a FOM de apenas ter transmitido a segunda parte da conversa para criar controvérsia e drama em torno da situação.

No entanto, a Fórmula 1 negou estas acusações. Respondendo à queixa da Ferrari, um porta-voz da Fórmula 1 insistiu que não havia intenção de apresentar uma narrativa enganosa sobre a comunicação da equipa Ferrari. O porta-voz explicou que outras ações na pista foram priorizadas em relação à discussão Hamilton-Adami, e a omissão da mensagem de Hamilton foi involuntária.

Quanto à corrida em si, Hamilton acabou por permitir que Leclerc o ultrapassasse. Apesar de ter uma placa traseira partida devido a uma colisão anterior com Hamilton, Leclerc conseguiu fechar a distância para o Mercedes de George Russell. No entanto, os seus esforços foram em vão, pois não conseguiu ultrapassar Russell e acabou por ficar para trás, terminando a corrida em quinto lugar.

Toda a controvérsia tornou-se irrelevante no final. Tanto os carros de Hamilton como de Leclerc foram desqualificados – o SF-25 de Leclerc por estar abaixo do peso e o de Hamilton por exceder o limite máximo permitido para a prancha.

Este incidente destacou a influência das narrativas mediáticas no mundo do desporto e como a transmissão seletiva de conversas pode criar controvérsia. À medida que a Fórmula 1 e a Ferrari continuam a sua discussão sobre este incidente, os espectadores estarão a observar atentamente para ver como isto se desenrola.