![A Haas Escolhe Esteban Ocon como o Seu Futuro: Um Movimento Ousado para Agitar o Meio do Pelotão da F1](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Num grande revés de pilotos, a Haas apostou forte em Esteban Ocon, escolhendo o piloto francês em detrimento de vários candidatos experientes para a sua renovada formação de Fórmula 1 de 2025. O chefe de equipa Ayao Komatsu revelou a decisão, citando a “determinação e ética de trabalho” de Ocon como as características definidoras que o convenceram a fazer a mudança.
Com a saída de Nico Hülkenberg para a Sauber e a promoção do protegido da Ferrari, Oliver Bearman, a Haas teve uma decisão crítica a tomar para assegurar um líder para a sua próxima fase na F1. Após discussões com Valtteri Bottas e Kevin Magnussen, a equipa acabou por escolher Ocon—um talento comprovado com pódios no seu currículo, mas ainda jovem o suficiente para evoluir para um jogador-chave.
O Equilíbrio Perfeito: Experiência Encontra Ambição
Komatsu, que está a levar a Haas para uma nova era, queria mais do que apenas um piloto fiável—ele queria um líder ambicioso e motivado que pudesse moldar o futuro da equipa, não apenas aparecer nos fins de semana de corrida.
“Queria alguém ainda jovem,” disse Komatsu à RacingNews365. “Jovem e experiente. Esteban tinha 27 anos quando o contratei, portanto ainda é muito jovem.
“Ele tem pódios, marcou muitos pontos, mas ainda tem muito a melhorar também. Queria alguém faminto, mas uma quantidade conhecida e jovem o suficiente.
“Mas determinação e ética de trabalho foram o mais importante [para mim], porque somos uma equipa tão pequena. Ainda temos muitas áreas em processo e metodologia que estão a faltar.”
Com 156 corridas de F1 no seu currículo, Ocon encaixa no perfil de um piloto testado em batalha que ainda não atingiu o seu pico, tornando-o um ativo para uma equipa que tenta romper o meio do pelotão.
Hülkenberg Fora, Ocon Dentro: Pode a Haas Manter o Ímpeto?
A saída de Hülkenberg para a Sauber (que em breve será a equipa oficial da Audi) deixou a Haas com uma grande lacuna a preencher, uma vez que o alemão foi responsável por 41 dos 57 pontos da equipa em 2024. Perder a sua experiência técnica e habilidade em corrida foi visto como um golpe—mas a Haas está confiante de que, com Ocon, assegurou um substituto à altura com forças semelhantes.
“O que o Nico fez muito bem foi realmente impulsionar a equipa para a frente,” explicou Komatsu. “Ele estava no centro da equipa, a dirigir a direção de desenvolvimento, participando nas discussões sobre como deveríamos desenvolver o carro.”
Com Ocon, a Haas não está apenas à procura de um piloto que entregue aos domingos, mas de alguém que participe ativamente no crescimento a longo prazo da equipa.
“Eu queria alguém que fizesse isso ativamente, em vez de apenas aparecer no fim de semana de corrida e conduzir,” continuou Komatsu.
“Só queria alguém que seja muito motivado por si próprio, determinado a melhorar a si mesmo, melhorar a equipa, sem parar. E o Esteban é esse tipo de carácter.”
A Nova Identidade da Haas: Uma Equipa Ávida por Mais
A contratação de Esteban Ocon e Oliver Bearman sinaliza uma nova filosofia na Haas—uma mistura de juventude ambiciosa e experiência consolidada. Embora a equipa tenha faltado consistência nas temporadas anteriores, o seu sexto lugar no ano passado prova que tem o potencial para subir mais alto se acertar na combinação de pilotos.
Com um lutador incansável como Ocon ao volante, a Haas não está apenas a tentar sobreviver no implacável meio da grelha da F1—está a planear superar as suas limitações e causar impacto.