E eis que, à imagem do que aconteceu na temporada passada, o Brasileirão entra na reta final ainda com muito por decidir.

Se, até há duas jornadas, o Botafogo liderava com seis pontos de vantagem e parecia bem lançado para a conquista do campeonato, a verdade é que, depois dos empates frente a Cuiabá e Atlético Mineiro, a equipa de Artur Jorge tem já o Palmeiras de Abel Ferreira a apenas dois pontos de distância.

A hecatombe do Fogão em 2023 ainda perdura na memórias dos adeptos, pelo que, a quatro rondas do ponto final da Série A brasileira, faz sentido olhar para o que os dois treinadores portugueses da prova ainda têm para disputar.

Conseguirá Artur Jorge manter o primeiro lugar ou teremos Abel Ferreira de novo a fazer uma ultrapassagem em cima da linha de meta? Uma coisa é certa, ambas as equipas dependem apenas de si mesmas para levantar o troféu...

De olho em Buenos Aires

Sendo certo que Artur Jorge tem feito um trabalho bastante meritório no Botafogo, não é menos verdade que a avaliação da temporada de um clube está sempre dependente dos resultados finais. Ainda que siga na liderança do campeonato há já várias semanas, o Glorioso sabe que não tem margem de erro nesta fase.

Neste sábado, a equipa do Rio de Janeiro recebe o Vitória, que segue no 12º lugar do Brasileirão. Depois, ainda em novembro, Artur Jorge terá aqueles que poderão ser considerados os dois jogos mais importantes da sua carreira.

Botafogo e Atlético Mineiro empataram na última jornada @Pedro Souza / Atlético

No dia 27, o ex-SC Braga desloca-se ao reduto do Palmeiras, num jogo que será uma espécie de 'final' do campeonato. Por seu lado, três dias depois, viaja até Buenos Aires para disputar a final da Libertadores. Depois de eliminar clubes como Palmeiras, São Paulo e Peñarol, o Botafogo defrontará agora o Atlético Mineiro de Hulk e companhia no encontro decisivo da prova.

Nas últimas duas jornadas há confrontos com Internacional e São Paulo, atuais quinto e sexto classificados, respetivamente. Ou seja, é facilmente percetível que a Estrela Solitária tem tudo menos vida fácil até ao cair do pano sobre a temporada 2024.

Rumo ao tricampeonato?

Já afastado das competições internacionais, o Palmeiras aponta todo o seu foco à revalidação do título de campeão brasileiro.

A formação orientada por Abel Ferreira viaja até ao reduto do Atlético Goianiense, último classificado, neste sábado. Amplamente favorito neste encontro, o Verdão pode mesmo carimbar a descida de divisão do adversário- o Atlético Goianiense está a 11 pontos dos lugares de permanência e há apenas 12 pontos em disputa.

'Menino' Estêvão tem brilhado @Cesar Greco/Palmeiras

Seguem-se depois os embates com Botafogo, atual líder, Cruzeiro (sétimo classificado) e Fluminense (16º classificado). Apesar de o futebol ser um mundo imprevisível, o Palmeiras parece ter um calendário bem mais simpático do que o Botafogo para as últimas semanas de competição no Brasil.

Num plano mais individual, é importante realçar que a formação alviverde conta com um trunfo de grande valia no ataque ao título: Estêvão. O extremo, de apenas 17 anos, é não só o melhor marcador do Brasileirão, com 12 golos, mas também um dos jogadores com mais assistências- tem oito, tantas como Rodrigo Garro.