Os Cascais Crusaders e Lisboa Devils vão defrontar-se na final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito, no próximo dia 11 de Maio.

As duas equipas têm um longo historial de confrontos, incluindo duas finais já disputadas (12.ª e 13.ª edições), pelo que o espetáculo está mais do que garantido.

Um percurso marcado por desafios até à final

Os Crusaders chegam a esta final após uma fase regular invicta e uma vitória segura frente aos Braga Warriors na fase a eliminar. Apresentam o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição, em pontos marcados e sofridos, respetivamente.

Mais do que números, é uma equipa que soube adaptar-se a cada adversário, fruto de uma abordagem estratégica muito bem definida por Paulo Terrinca, eleito Treinador do Ano pela Federação Portuguesa de Futebol Americano.

Do lado dos Devils, apenas uma derrota na fase regular, precisamente contra os Crusaders. Ainda assim, chegam à final como o ataque mais produtivo da liga e com a terceira melhor defesa. No jogo de acesso a esta final, diante dos Lisboa Navigators, apesar de um desempenho ofensivo aquém do habitual, a defesa dos Devils fez a melhor exibição da temporada. A equipa de Lisboa demonstrou, assim, que consegue vencer jogos de várias formas, alicerçada na experiência e sempre com o equilíbrio entre os dois lados da bola.

O que nos diz a história?

As duas equipas já se defrontaram por 20 vezes, desde a 5ª edição da competição, somam-se portanto mais de uma década de rivalidade e muita, mas muita história.

Os Crusaders venceram os cinco primeiros jogos, enquanto os Devils triunfaram nos quatro duelos seguintes. Mais recentemente, já entre 2020 e 2023, os Crusaders somaram seis vitórias consecutivas, incluindo as duas finais conquistadas, o melhor registo consecutivo na história entre as duas equipas. Na última temporada, os Devils venceram o jogo final e decisivo na fase regular, eliminando os Crusaders da fase a eliminar e travando o sonho do tricampeonato.

O registo global: 13 vitórias para os Crusaders e 7 vitórias para os Devils.

Quem podem ser os protagonistas?

Nos Crusaders, é impossível não destacar Matias Manuel, quarterback e líder natural, que foi peça-chave na caminhada invicta da equipa. Paulo Alves dá consistência ao jogo de corrida, enquanto o jogo de passe conta com um grupo imprevisível e capaz de decidir em qualquer momento: Duarte Cruz, Bernardo Carvalho, Pedro Balle e Gustavo Machado, todos eles foram surgindo em momentos distintos com impacto assinalável.

Do lado dos Devils, a ligação entre os irmãos Bernardo e Guilherme Solipa tem sido uma verdadeira tempestade para as defesas adversárias. Este ano, com a adição de Jordan Vieira, o arsenal ofensivo ganhou uma nova dimensão. E claro, não podemos esquecer Jesuíno "Juzz" Furtado, líder em touchdowns da competição, e sempre um fator de desequilíbrio.

Na defesa, o jogo pode ser decidido por heróis improváveis, mas destacam-se dois nomes experientes: José Sarsfield, dos Crusaders, e David Martins, dos Devils, ambos linebackers com vários títulos nacionais no currículo.

O que esperar da grande final?

Esta final será entre as duas melhores equipas da temporada, duas equipas habituadas a disputar títulos, duas equipas muito bem treinadas por duas das mentes ofensivas mais criativas em Portugal e duas equipas que aportam do maior talento nacional no desporto.

Para os Crusaders, está em jogo o terceiro título nos últimos quatro anos, novamente frente aos Devils, o que dá ainda mais força à ideia de que "não há duas sem três".

Para os Devils, será a sétima final da história e a oportunidade de conquistar o quinto título nacional. Curiosamente, as suas únicas derrotas em finais foram precisamente contra os Crusaders. Estará na hora da desforra e de mostrar que "à terceira é de vez"?

Transmissão com a equipa da DAZN

A final terá transmissão online, com comentários de André Amorim, Pedro Fernandes e Nuno Félix, a habitual equipa da NFL na DAZN, que promete levar a emoção do futebol americano português a todos os fãs. Na quinta-feira, 8 de maio, pelas 23h, no YouTube da DAZN, o programa Geração NFL contará com a presença de Matias Manuel e Bernardo Solipa para uma antevisão exclusiva da final.

Como sempre, todas as novidades da modalidade em Tudo sobre Futebol Americano.

Autor: André Amorim