
No mundo de alta pressão e ritmo acelerado da Fórmula 1, Helmut Marko, conselheiro de desportos motorizados da Red Bull, desconsiderou a teoria de Max Verstappen de que o veículo de F1 dos Racing Bulls é mais fácil de manobrar do que o Red Bull. Para Marko, um “carro muito rápido” apresentará sempre um desafio maior para os pilotos.
Esta controvérsia veio à tona durante as recentes qualificações do Grande Prémio da China, onde o desempenho da equipa Red Bull foi uma mistura de resultados. Verstappen, quatro vezes Campeão do Mundo, estava a lutar por um lugar de destaque na grelha, enquanto o seu colega de equipa, Liam Lawson, alcançou um desapontante 20º lugar. Esta foi a terceira eliminação de Lawson na Q1 durante a sua curta passagem pela Red Bull, levantando questões sobre o seu futuro na equipa.
Um Lawson sincero admitiu à Sky F1 que pilotar um veículo de Fórmula 1 requer uma confiança inabalável e reconheceu que está a ter dificuldades em encontrar o seu ritmo. “Não é que eu não me sinta confiante, mas a janela é tão pequena que, neste momento, parece que simplesmente a falho,” disse ele.
Marko partilhou este sentimento, afirmando: “Foi desapontante, e temos que analisar tudo. Tudo depende do desempenho, e ele não entregou.”
Verstappen, por outro lado, tem uma perspectiva diferente sobre as dificuldades de Lawson. Ele apontou que Lawson e Yuki Tsunoda, outro piloto, mostraram um ritmo semelhante na temporada passada durante um teste de seis corridas. Este ano, Tsunoda tem-se qualificado consistentemente entre os dez primeiros. De acordo com Verstappen, esta discrepância sugere que o carro de F1 dos Racing Bulls é mais permissivo de conduzir do que o Red Bull.
Marko, no entanto, foi rápido a desconsiderar a teoria de Verstappen como uma mera desculpa, reafirmando a sua crença de que um carro mais rápido é, por natureza, mais difícil de dominar.
Este debate também levantou questões sobre se Tsunoda ou Isack Hadjar, os colegas de equipa dos Racing Bulls, poderiam superar Lawson no Red Bull. Marko desviou-se da especulação, afirmando: “Vamos discutir quando acontecer. Yuki está a conduzir para o seu futuro. Isso é o que importa, e ele está a fazer muito bem agora.”
Marko também elogiou a performance de Hadjar, especialmente tendo em conta a sua falta de familiaridade com o circuito. Ele destacou que o sucesso destes pilotos demonstra a eficácia do seu programa júnior e a competitividade do carro dos Racing Bulls. Este último, admitiu, pode de facto ser mais fácil de conduzir.
Os comentários de Marko sublinham as complexidades e nuances da Fórmula 1, bem como as rigorosas exigências que impõe aos seus pilotos. O debate em torno da condução do Red Bull em comparação com o carro dos Racing Bulls continuará, sem dúvida, à medida que a temporada avança.