
A judoca Catarina Costa tem garantida uma medalha nos Europeus de judo, tendo alcançado a final da categoria de -48 kg, na competição a decorrer em Podgorica, no Montenegro, depois de nas meias-finais ter vencido sérvia Andrea Stojadinov.
Na final, ainda esta quarta-feira, defrontará a partir das 16 horas a francesa Shirine Boukli.
Esta será a quarta vez consecutiva que a judoca assegura uma medalha em Europeus, depois de Sófia 2022 (prata), Montpellier 2023 (prata) e Zagreb 2024 (bronze).
Curiosamente, Catarina Costa das duas vezes em que chegou à final, defrontou Shirine Boukli, a adversária da final de Podgorica de hoje - a francesa bateu Catarina em Sófia e Montpellier.
Para chegar à final, Catarina venceu três combates, tendo o primeiro sido o mais difícil: a eslovaca Patricia Tomankova levou o embate até quase 10 minutos, mas acabou desqualificada quando recebeu um terceiro castigo. Nos quartos de final, Catarina eliminou a neerlandesa Amber Gersjes com 'ippon' a 46 segundos do final, e nas meias-finais venceu a sérvia Andrea Stojadinov por ‘yuko’.
Raquel Brito (-52 kg) e Miguel Gago (-66 kg) eliminados
O primeiro dia dos Europeus contou também com Raquel Brito (-52 kg) e Miguel Gago (-66 kg), judocas que perderam aos segundos combates. Raquel começou por vencer a kosovar Laurine Gashi, e Miguel Gago o cipriota Georgios Balarjishvili; no segundo combate a portuguesa não resistiu à italiana campeã mundial Odeite Giuffrida, e Gago perdeu frente ao moldavo Denis Vieru.