Álex Rins teve uma corrida para esquecer este domingo em Barcelona, na corrida final da temporada de MotoGP. O 21.º lugar em que terminou mostra que efetivamente algo não correu bem, mas o espanhol fez questão de considerar que a corrida foi mesmo das piores da sua carreira até ao momento.

Após refletir sobre o seu dia, Rins durante a terça feira de testes em Montmeló lembrou desde logo precisamente as dificuldades sentidas: ‘De forma geral, e a começar de domingo, se não foi a pior corrida da minha vida foi uma das piores. Tive muitas dificuldades mesmo para segurar o pneu traseiro no chão, para parar a moto a cada volta na primeira curva, na dez, muitas dificuldades e nestes testes, nas configurações, demos pequenos passos’.

Seguiu-se então a preparar para o teste no mesmo local e as novidades transmitidas pelos engenheiros não o tranquilizaram, como explicou: ‘Depois da corrida e ao conversar com os engenheiros e eles comigo, disseram que as coisas que iríamos experimentar nos testes não iriam haver mudanças significativas, e de 0 a 100 haveria 5/10% de mudança’.

No entanto houve uma pequena melhoria, garantiu: ‘Testei algumas coisas que não havia testado durante o fim de semana de GP, na configuração, que fazem a minha vida um pouco mais fácil ao pilotar’.

De referir que Rins terminou os testes com o oitavo tempo, tendo terminado o dia com 60 voltas efetuadas.