Uma chamada ao “Jogo da estrelas” é um marco na carreira de qualquer jogador e atribui um prestígio que poucos na NBA detêm. Esta semana foram reveladas as reservas para o All Star Game e alguns nomes surpreendentes ficaram de fora do lote restrito de 24 jogadores que entrarão em campo no dia 16 de fevereiro.

O método de seleção para o All Star Game é composto por três variantes: os votos dos fãs (contam 50% para titulares), o voto de jogadores de NBA e de um painel de pessoas da comunicação social. Para as reservas, a escolha fica encarregue dos treinadores.

Na conferência Oeste, os titulares selecionados foram Shai Gilgeous-Alexander, Steph Curry, Kevin Durant, Lebron James e Nikola Jokic. O banco é constituído por Victor Wembanyama, Alperen Sengun, Anthony Edwards, James Harden, Jaren Jackson Jr, Jalen Williams e Anthony Davis. Já na conferência Este, os cinco titulares foram Giannis Antetokounmpo, Jayson Tatum, Jalen Brunson, Karl-Anthony Towns e Donovan Mitchell. As reservas são constituídas por Jaylen Brown, Cade Cunningham, Darius Garland, Tyler Herro, Damian Lillard, Evan Mobley e Pascal Siakam.

Como é habitual, há sempre jogadores cuja ausência salta à vista e este ano não foi exceção. Eis os nomes mais relevantes que ficaram fora da liga para o All Star Game de 2025.

Lamelo Ball

O mais novo dos irmãos Ball alcançou o feito apenas uma vez, em 2021-22, no entanto, tudo indicava que este ano o jogador voltasse ao palco das estrelas. Com média superior a 28 pontos por jogo, acompanhado de 7 assistências e 5 ressaltos, Lamelo tem sido um dos destaques da temporada, mesmo não conseguindo traduzir o seu jogo para um basquetebol vencedor. Para lá dos números, Ball foi o base mais votado pelos adeptos na conferência Este, um fator que torna ainda mais insólita a sua ausência entre os escolhidos.

Nomes como Tyler Herro (24 pontos 5.6 ressaltos e 5.4 assistências por jogo) ou Damian Lillard (25 pontos, 4.3 ressaltos e 7.3 assistências) foram escolhidos à frente do próprio Lamelo Ball. É provavelmente uma das ausências mais significativas no últimos anos.

Trae Young

Mantemo-nos pelos bases da conferência Este, desta vez com Trae Young. O jogador dos Atlanta Hawks é o líder de assistências na NBA esta temporada, com média de 11.4 por partida. O base de 26 anos já foi selecionado três vezes para o All Star Game, sendo outra ausência de peso nesta temporada.

Apesar de os Atlanta Hawks não estarem a realizar uma das melhores temporadas dos últimos anos (algo que fica mais difícil com a ausência de Jalen Johnson até ao fim da época), muitos esperavam ver “Ice Trae” entre os selecionados para o evento, até pelo facto de liderar uma estatística. Além disso, o jogador também tinha sido um dos bases mais votados pelos fãs.

Domantas Sabonis

E já que se fala de estatísticas, também o líder de ressaltos na liga foi uma das ausências mais comentadas. Domantas Sabonis, dos Sacramento Kings, tem média de 21 pontos e 14.5 ressaltos por partida, sendo também o jogador que conseguiu mais ressaltos esta temporada e o coração da turma de Sacramento, que parece estar em fase de transição com a possível saída de DeAaron Fox.

Sabonis foi eleito para o All Star em três ocasiões, sendo a última em 2022-23. O lituano foi ultrapassado na votação dos treinadores por nomes como Alperen Segun e Jaren Jackson Jr, existindo a suspeita que as classificações das equipas destes jogadores acabaram por ter um peso considerável na decisão.

Kyrie Irving

Os Dallas Mavericks são a única equipa com mais de 25 vitórias que não conta com nenhum jogador na lista dos selecionados. O número de jogos já falhados por Luka Doncic nesta temporada acabam por justificar a ausência do esloveno entre os nomeados, mas não a de Kyrie Irving. O base de 32 anos tem sido o líder dos texanos na maioria da campanha da equipa, que ocupa a 9ª posição da competitiva conferência Oeste.

Kyrie tem médias de 24.3 pontos, 4.6 ressaltos e 4.8 assistências, números que em comparação com os de Steph Curry (22 pontos, 4.6 ressaltos e 6.2 assistências) deixaram muitos adeptos a questionar como um não consta na lista e o outro foi selecionado para titular.

Estes foram os quatro nomes que maior discórdia gerou nas redes sociais, mas existem narrativas que jogadores como Tyresse Maxey, Devin Booker, Norman Powell ou Tyresse Haliburton sejam também falados.

O All Star Game terá lugar em San Francisco na madrugada de 17 de fevereiro (domingo para segunda-feira). O fim de semana das estrelas contará ainda com o habitual Rising Stars Game, concurso de técnicas, concurso de triplos e concurso de afundanços, nos dias anteriores.

Artigo redigido por Vasco Oliveira