“`html

À medida que o sinal de partida está prestes a ser dado para a temporada de F1 2025, pairam no ar os rumores sobre a notável presença de Franco Colapinto na equipa Alpine. O argentino estará preparado para a equipa nas corridas inaugurais na Austrália e na China, revelaram fontes próximas ao PlanetF1.com.

A ascensão de Colapinto no mundo da F1 foi marcada por uma prestação excecional com a Williams na segunda metade da temporada anterior. O seu desempenho foi tão extraordinário que levou a que fosse contratado pela Alpine como piloto reserva em janeiro.

A equipa Alpine conta com um conjunto versátil de pilotos reservas. Além de Colapinto, a lista inclui Paul Aron da Estónia e a sensação das corridas japonesa Ryo Hirakawa, que é apoiado pela Toyota. O talento de Colapinto destacou-se ao conseguir pontos em duas das primeiras quatro corridas que disputou pela Williams, substituindo Logan Sargeant pouco antes do Grande Prémio de Itália do ano anterior. As suas habilidades ao volante intrigaram várias equipas.

No entanto, a Williams já tinha definido a sua formação para a F1 2025 com Carlos Sainz e Alex Albon. Dado isto, o diretor da equipa, James Vowles, acredita que a mudança de Colapinto para a Alpine é a sua melhor oportunidade para recuperar um lugar de corrida, potencialmente até na próxima temporada.

As especulações têm sido muitas de que Colapinto poderá substituir Jack Doohan a meio da campanha de F1 2025. Relatos sugerem que o contrato de Doohan cobre apenas as primeiras corridas e a sua participação futura depende do seu desempenho, como qualquer outro piloto na grelha.

Doohan, que fez a sua estreia na F1 uma corrida antes na final da temporada de 2024 em Abu Dhabi, abrirá a nova temporada como parceiro de Pierre Gasly no Grande Prémio da Austrália. No entanto, o PlanetF1.com tem informações privilegiadas de que Colapinto também estará em Melbourne, pronto para entrar como piloto reserva da Alpine, se necessário.

“`

A presença de Colapinto é esperada tanto no GP da Austrália como na corrida subsequente na China, enquanto Aron estará a apoiar os esforços da Alpine a partir do simulador da fábrica da equipa em Enstone. Os dois estão preparados para trocar de papéis nas rondas posteriores, com a Alpine a rodar os seus pilotos de reserva.

Em mais notícias, a Alpine anunciou no início deste ano que Hirakawa irá participar na primeira sessão de treinos do Grande Prémio do Japão em Suzuka, marcando a terceira corrida da temporada de F1 de 2025. Hirakawa, campeão das 24 Horas de Le Mans de 2022 com a Toyota, fez a sua primeira aparição na FP1 no ano passado pela McLaren antes de representar a Haas no teste pós-temporada de 2024.

Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine, e acredita-se que seja o manager de Doohan, tem mantido silêncio sobre as especulações em torno de um possível substituto de Doohan por Colapinto. Quando questionado sobre o futuro de Doohan, Briatore olhou despretensiosamente para o seu relógio, esquivando-se habilidosamente de uma resposta direta.

Briatore insiste que o seu foco é montar a melhor linha de pilotos para a Alpine. Ele está aberto a considerar Colapinto, Jack ou Paul para o cargo. Ele descartou humoristicamente a sugestão de que a temporada de Doohan será limitada às primeiras cinco corridas, acrescentando que o seu objetivo é garantir os melhores pilotos para a equipa, não ser o vilão. O seu elogio à performance de Gasly no ano passado e a decisão de deixar Jack correr em Abu Dhabi para ganhar experiência sublinham o seu compromisso com o sucesso da equipa.