Para além de toda a emoção que envolveu o Estrela da Amadora-Aves SAD, por se tratar de um duelo importante na luta pela permanência, houve mais um motivo que tornou este encontro especial.

Na estreia no banco dos avenses, José Mota atingiu a marca histórica de 450 jogos na primeira divisão do futebol português.

O trajeto do técnico na elite nacional começou a 20 de agosto de 2000, quando, ao serviço do Paços de Ferreira, comandou os castores no regresso à Liga, frente ao Salgueiros (derrota por 0-1). De resto, foi nos pacenses que somou mais encontros na primeira divisão (226).

Seguiram-se passagens pelo Leixões (48), V. Setúbal (49), Gil Vicente (31), Desportivo das Aves (32), Feirense (14), Chaves (9), Farense (40) e, finalmente, Aves SAD, onde se estreou da melhor maneira.

No 450.º da carreira na primeira divisão, José Mota celebrou a 112.º vitória, batendo os estrelistas por 1-0 e deixando vivas as esperanças de alcançar a permanência na última jornada.

Kiki dá boas notícias

Na última jornada, o Aves SAD recebe o Moreirense a saber que só o triunfo importa. Para este encontro, a formação de Vila das Aves poderá contar com Kiki Afonso.

O lateral-esquerdo saiu da partida na Reboleira com queixas físicas - tendo sido substituído ao intervalo -, mas exames complementares descartaram uma lesão grave e o jogador deverá mesmo fazer parte das opções de José Mota para o encontro decisivo contra os cónegos.