O Benfica aproveitou a escorregadela do Sporting em Espinho e ascendeu à liderança isolada da primeira fase da Liga de voleibol, após a 5.ª jornada, vencendo pela vantagem máxima (3-0) e sem sobressaltos uma Fonte do Bastardo pouco abundante de qualidade na Luz.
A superioridade dos pentacampeões nacionais raramente foi colocada em causa pelos açorianos e os parciais que compuseram o resultado do jogo refletem-no. Sabedor da derrota do arquirrival ao final da tarde e desprovido dos serviços de Pablo Natan - lesionado com uma rotura muscular na coxa esquerda, devendo ficar fora da competição cerca de um mês - o Benfica desde cedo se impôs na receção ao adversário que viajou da Terceira, liderando o primeiro set de início ao fim (25-17).
Os encarnados não baixaram o ímpeto – que nem precisou de ser intenso - na passagem para o segundo set, também este sob seu domínio, decidido logo após duas séries de três pontos consecutivos, de 2-2 para 5-2, e de 10-8 para 13-8. Destacando-se decisivamente no marcador, as águias fecharam o set com os mesmos números (25-17) do inaugural.
O terceiro set foi ainda mais desequilibrado, pela resignação dos insulares. O Benfica nem teve de se empenhar muito para cumprir o desígnio e confirmar com chapa 3 um triunfo que nunca esteve em causa.