
Este domingo é dia de «finais» na Liga Betclic e uma delas terá como palco o Estádio da Luz, onde o Benfica, na luta por ser campeão, recebe o aflito AFS, na luta pela manutenção e fuga à zona de despromoção. Três pontos valiosos para qualquer conjunto.
Comecemos pelo Benfica. As águias chegam a este jogo com confiança, motivados pela qualificação para a Taça de Portugal, e com algum descanso, visto que Bruno Lage rodou bastante a equipa na última partida (4-0). Além disso, jogam em casa, que tem sido a sua fortaleza - apesar de até terem perdido pontos com o Arouca (2-2) e querem colocar pressão ao rival Sporting, que joga um par de horas mais parte.
Por isso mesmo, não se esperam grandes surpresas de Lage para este jogo. O técnico encarnado deve voltar a apostar nos habituais titulares, com exceção de Florentino Luís e Di María, castigados para este jogo devido a acumulação de amarelos. Para os seus lugares devem ser chamados Leandro Barreiro e Schjelderup ou Bruma, sendo que o norueguês foi alvo de elogios na antevisão da partida.
Do outro lado temos um AFS numa situação bem mais delicadas. A turma da Vila das Aves encontra-se em 16º, lugar de playoff de manutenção, e luta pela manutenção, sendo que, nesta fase do campeonato, têm todos os cenários em cima da mesa: manutenção, playoff ou descida direta. O momento não ajuda. Afinal, perderam cinco dos últimos seis jogos e na última jornada viram a vitória fugir aos 90+5 (1-1).
Por isso, até porque não é comum para o técnico Rui Ferreira desde a sua chegada ao comando do AFS, não se esperam grandes revoluções, até pela importância de pontuar. O técnico português deve apostar no habitual onze inicial, potenciando a equipa com armas para o contra-ataque. A haver alguma mexida, talvez seja no avançado (dando maior mobilidade do que com Zé Luís) ou na ala direita, com a «luta» entre Fernando Fonseca e Tomás Tavares. Além disso, tem também Rafael Rodrigues (emprestado pelo Benfica) e Jaume Grau (acumulação de amarelos) indisponíveis.
Onzes Prováveis
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Leandro Barreiro, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup
AFS: Guillermo Ochoa, Cristian Devenish, Aderllan Santos, Baptiste Roux, Fernando Fonseca, Tiago Galletto, Gustavo Assunção, Kiki Afonso, Babatunde Akinsola, Zé Luís, John Mercado