Biel chegou ao Sporting no fecho do mercado de inverno, oriundo do Bahia, onde, em 2023, trabalhou com uma equipa técnica portuguesa, liderada por Renato Paiva, e Nuno Presume, então adjunto, que falou a A BOLA sobre o brasileiro, de 23 anos.
«Connosco foi titular e esteve bem, com o Ceni não foi porque joga de uma forma em que não contemplava extremos puros. O Biel é destro, joga principalmente a partir da esquerda, como o ala esquerdo, muito tecnicista, rápido a progredir com bola nos pés, gosta muito dos movimentos de fora para dentro, é um garçom para o golo, gosta de assistir, tem boa capacidade de finalização e recebe bem entrelinhas. Fisicamente terá de consolidar. É franzino, teve algumas lesões no decorrer das últimas duas épocas, maioritariamente de cariz musculares, e isso impediu-o de jogar com mais regularidade», realçou Nuno Presume.
O treinador esclarece, ainda, que Biel não é substituto para Pedro Gonçalves: «Não tem nada a ver. O Pote, quando jogava a partir da esquerda, numa estrutura diferente, num sistema diferente, com três centrais, embora partindo da esquerda, não partia propriamente da linha lateral. O Biel é um extremo, que pode até jogar a 10, porque ele recebe muito bem entrelinhas, ou seja, se tiver de jogar um pouco por dentro e jogar de costas para a baliza a adversária, recebe e vira com facilidade, e aí tem alguns pormenores de Pote, mas é um jogador diferente. O Pote tem uma decisão incomparável, quase, o Biel não está a esse nível. Acho que esta contratação é feita mais pela saída do Marcus Edwards, e a necessidade de ter mais um extremo, e como o Sporting rem todos os extremos esquerdino, entendeu por bem ter um destro.»
VONTADE DE SINGRAR
Conhecendo bem a realidade do jogador e também do Sporting, por onde já passou, Presume falou sobre a adaptação de Biel: «É sempre mais fácil num clube que já tem dinâmica de vitória, e o Sporting, neste momento, tem dinâmica de vitória e isso favorece quem chega. E favorece também quando a média de idades do plantel é relativamente baixa, o que significa que o Sporting dá oportunidade a jogadores jovens, são dois fatores a favor do Biel. Tudo o resto tem mais a ver com o Biel do que propriamente com o Sporting. A adaptação depende muito da personalidade, do perfil, da vontade de se singrar, do clube que ele representa, porque o Sporting, como eu disse, dá estabilidade a quem chega neste momento, contrariamente ao que acontecia há alguns anos. O Biel é um jogador que lida bem também com a pressão.»
Quando ao perfil mais pessoal, Biel é casado com a influencer Cedriny Moreira, com quem tem uma filha, Alice, quase a fazer dois anos.
«Como pessoa é divertido, dinâmico, de fácil integração, não liga nada a redes sociais, o que no Brasil é raro [risos], ansioso por jogar e querer fazer a diferença, é a primeira saída dele do Brasil, tudo dependerá da adaptação, mas o Sporting é um clube em que os jovens têm facilidade de inclusão. Mas, ele lida bem com a pressão, não liga muito ao que se transmite do exterior para o interior. Vive no mundo dele. Não é um jogador completamente obcecado com as redes sociais, e com o que se diz nas redes sociais, isso no Brasil é de manhã à noite, as redes sociais têm um impacto enorme. Ele vive assim, descontraído, e isso é bom. E quem lida com a pressão num clube com a dimensão do Bahia, porque são três milhões de adeptos, e o estádio sempre cheio, acho que está preparado para lidar com a pressão em qualquer clube», finalizou Presume.