Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito falou sobre Sérgio Conceição, Portugal, Brasil e Mundial de Clubes.

Cafu falou em exclusivo ao Bola na Rede. Em Madrid, no decorrer dos Prémios Laureus 2025, o antigo lateral-direito brasileiro, que jogou várias temporadas no AC Milan, disse que acredita que Sérgio Conceição «deve continuar», porém também afirmou que «quando terminar a competição» aí pode se tomar uma decisão.

«Acho que Sérgio Conceição deve continuar. É sempre difícil começar um trabalho a meio da temporada. Eu sou contra despedir treinador no decorrer da competição, porque não dá para avaliar a qualidade. Quando terminar a competição e dependendo do resultado, aí sim tomar uma decisão. Faz-se uma análise melhor quando começar a equipa do começo», referiu.

Cafu deixou elogios a Rafael Leão, internacional português do AC Milan:

«Entre João Félix e Rafael Leão, neste momento Rafael Leão. Joga muito com a potência, velocidade. É uma peça fundamental para o AC Milan e Seleção de Portugal».

Um dos temas do momento é quem será o próximo selecionador do Brasil. Cafu deu a sua opinião sobre o tema e ainda apontou dois possíveis candidatos:

«Hoje falam de muitos nomes: Jorge Jesus, Abel Ferreira, Ancelotti, Mourinho… falam de vários treinadores. Tem de decidir o quanto antes, porque se não vai criar expectativa e isso é mau para o brasileiro. Mostra uma desorganização muito grande. Quando se manda um treinador embora, já tem de ter o outro pronto para entrar. Falta 1 ano e meio para o Mundial e isso passa a voar. Esperamos que decidam o mais rápido possível. Você perguntou qual o meu preferido? Rogério Ceni ou Renato Gaúcho, por exemplo. São treinadores brasileiros, já tem experiência e conhecem bem o futebol brasileiro».

Cafu acredita que «se falarmos individualmente, ninguém ganha a Portugal» e recordou o Brasil de 2002, que conquistou o Mundial:

«Portugal tem os melhores jogadores em vários clubes importantes na Europa. Se falarmos individualmente, ninguém ganha a Portugal. O que falta a Portugal é na hora que se juntam coletivamente. Jogar para quem, como e porquê. Só assim ganham o Mundial. Foi como nós jogamos em 2002. Falámos “vamos jogar para o Ronaldo e o Rivaldo”. Acabou. É o conjunto decidir para quem vai jogar. Aí Portugal vai ser imbatível».

Cafu disse que, para ele, Abel Ferreira é o maior treinador da história do Palmeiras:

«É. O Palmeiras hoje é dos melhores clubes, o Abel Ferreira é o maior treinador do Palmeiras de todos os tempos. Chegou ao Palmeiras, não tinha nada e tornou-se um dos maiores treinadores que já passou no Brasil. Fico feliz por isso. Tem a capacidade, potencial e profissionalismo pela forma como trata as coisas, a maneira como fala».

Cafu antecipou o Mundial de Clubes 2025 e o encontro entre o Palmeiras e o FC Porto:

«O Mundial de Clubes vai ser difícil. O Palmeiras enfrentar o FC Porto não vai ser fácil, mas eu vejo as equipas brasileiras com capacidade. É um torneio difícil, novo, inovador e esperamos que nesta fórmula os brasileiros tenham sucesso».