
Carlos Sainz, ex-campeão do mundo de ralis, de 63 anos, e pai do piloto de Formula 1, Carlos Sainz Jr., segundo o 'Motorsport', pondera concorrer à presidência da Federação Internacional do Automóvel (FIA) após incentivado por vários nomes fortes do automobilismo para que fizesse frente ao árabe Mohammed Ben Sulayem.
O mandato do atual presidente, que começou em 2021, tem sido marcado por várias polémicas, o que conduziu a um clima de instabilidade. Há pouco mais de um mês, vários executivos seniores abandonaram a FIA devido a preocupações com a liderança de Sulayem.
"A governação e a organização constitucional da FIA estão a tornar-se cada vez mais opacas e a concentrar o poder apenas nas mãos do presidente", disse David Richards, representante da FIA no Reino Unido, numa carta aberta publicada pelo próprio. "Não podemos permitir que uma mudança na bússola moral da nossa liderança simplesmente rejeite qualquer pedido de transparência e discurso aberto".
Em resposta à situação atual, o nome de Carlos Sainz, figura respeitada no meio do automobilismo como um todo, surge como uma possível solução que visaria "apresentar um programa positivo e construtivo", segundo fontes.
Além do espanhol, surgem outros nomes como o finlandês Ari Vatanen, também ex-campeão de ralis e ex-deputado europeu, de 73 anos, ou o próprio David Richards, embora todos com menos peso.
Por J. R.