E ao quinto match-point – leia-se, jornada – o Casa Pia acabou por estabelecer o seu recorde de pontos numa só edição da Liga, tendo alcançado inédito total de 42, marca que há muito se esperava em Pina Manique, desde que, pela 27.ª jornada, os gansos derrotaram o Rio Ave e chegaram aos 39. Pouco mais de um mês, está consumado o registo histórico.

O empate alcançado em Arouca permitiu ao clube lisboeta chegar onde nunca antes havia chegado e, ainda com duas jornadas por disputar, frente a SC Braga e Famalicão, o Casa Pia já olha para outro recorde – superar a sua melhor posição de sempre na classificação. Uma memória não muito distante, visto que data de há apenas um ano: 9.º lugar em 2023/2024.

O emblema da capital pode, já na jornada que se aproxima, garantir pelo menos o mesmo nono posto, visto que o atual 10.º classificado, o Moreirense, soma 36 pontos e, no máximo, pode alcançar os lisboetas, mas com desvantagem no confronto direto, primeiro fator de desempate. Assim, os cónegos veem-se obrigados a vencer as duas jornadas que faltam e esperar que o Casa Pia — e também o Estoril — não voltem a pontuar.

O Casa Pia encontra-se, por isso, em condições de continuar a fazer história com uma inédita 8.ª posição final que dependerá do seu êxito numa disputa com o Estoril, com o qual se encontra em igualdade pontual.

Os gansos recebem o SC Braga este sábado e, no dia seguinte, seguirão com interesse o Moreirense-Estoril: o desfecho destas duas partidas ajudará a definir a classificação destes dois conjuntos, que lutam pelo oitavo posto, mas ainda sonham com o... sétimo.

O atual detentor desse lugar, o Famalicão, soma apenas mais dois pontos do que os dois perseguidores… e será o opositor dos casapianos na última jornada da Liga, o que poderá ditar uma interessante disputa a três.