Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), acompanhado pelo Secretário-Geral, Carlos Dias Ferreira, e pelo Membro da Direção, Gonçalo Saldanha, foi esta quinta-feira recebido em audiência na Assembleia da República por Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, e Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto.
Durante o encontro, Daniel Monteiro teve a oportunidade de apresentar o estudo intitulado "O valor do Desporto português, o seu financiamento (1996-2024) e o seu futuro", documento que quantifica o valor do Desporto no nosso país e que disseca o financiamento do Estado central ao setor entre 1996 e 2024, segundo informação difundida em comunicado pelo CDP.
"Este estudo (apresentado em outubro passado) serviu ainda para identificar as discrepâncias existentes entre Portugal e os restantes países da União Europeia, apresentando recomendações estratégicas para o futuro do setor. O Presidente da CDP aproveitou a ocasião para destacar a importância absolutamente fulcral que o Desporto tem na sociedade, nomeadamente em áreas como a Educação, a Saúde ou a Economia. Na sua audiência com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Daniel Monteiro transmitiu ainda que a CDP organizou recentemente uma Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, iniciativa que contou com a participação de cerca de 40 Presidentes federativos e que teve como principal objetivo refletir sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e sobre as urgentes reformas que o setor do Desporto nacional pretende ver introduzidas já em 2025", lê-se no documento.
"Após a Cimeira de Presidentes, a Confederação do Desporto de Portugal enviou também uma carta ao Primeiro-Ministro, um documento onde as Federações manifestam as suas grandes preocupações, num momento em que o Desporto português tem sido sujeito a uma clara desvalorização, que se refletindo no subfinanciamento da parte do Estado, uma realidade que tem promovido dificuldades estruturais no desenvolvimento dos clubes de base local e no processo de formação, qualificação e crescimento do Desporto nacional", acrescenta a CDP.
"Numa altura em que se discutem as propostas para o OE2025, a CDP acredita que o país necessita de um ‘choque desportivo’ que potencie e garanta a sustentabilidade dos clubes, associações e federações desportivas, de forma a dotar o setor desportivo nacional de meios e ferramentas para cumprir a sua missão e, por outro lado, conceda incentivos financeiros às famílias para acesso à prática desportiva", sublinha a CDP.
"Na reunião com o Ministro dos Assuntos Parlamentares foram ainda apresentadas as conclusões das reuniões entre a Confederação do Desporto de Portugal e os partidos políticos com assento parlamentar, encontros onde foram abordados temas essenciais relacionados com o futuro do Desporto em Portugal. Daniel Monteiro alertou o Ministro dos Assuntos Parlamentares que esta ronda de conversações procurou sensibilizar os representantes dos partidos para o papel crucial do Desporto como motor de coesão social, que vai muito além do valor económico, desempenhando um papel fundamental na promoção de uma sociedade mais saudável, inclusiva e resiliente. O Ministro dos Assuntos Parlamentares mostrou-se recetivo para, durante o ano de 2025, em conjunto com a Confederação do Desporto de Portugal, estudar o lançamento de um pacote de medidas de incentivo e estímulo à prática desportiva e à organização e profissionalização das organizações desportivas", termina a CDP.