Como já teve oportunidade de ler no Record, o modesto Deportivo Riestra, 11º classificado da liga argentina, tornou-se o centro das atenções no país sul-americano.

Esta segunda-feira, no arranque do embate com o Vélez Sarsfield, na 22ª jornada da competição, o popular streamer Spreen, que conta com 17 milhões de seguidores no acumulado entre YouTube e Twitch, foi titular na equipa da casa. Contudo, depois de cumprir 58 segundos em campo, foi substituído, sem sequer ter tocado na redondinha.

O popular influencer, cujo nome verdadeiro é Iván Buhajeruk, juntou-se ao clube há alguns meses, mas apenas se apresentou nos treinos na semana passada. Agora tornou-se protagonista desta ação mediática que, de acordo com a imprensa da Argentina, estará relacionada com uma campanha publicitária referente a uma bebida energética e que suporta esta parceria entre clube e streamer. 

O que nem o clube nem o youtuber esperavam foi a tremenda onda de comoção em todo o país futebolístico. Dirigentes, futebolistas e adeptos vieram a terreiro para criticar esta situação e até o Tribunal de Ética da Associação Argentina de Futebol decidiu pegar no tema, abrindo uma investigação.

O clube lamenta a polémica e tenta defender-se à sua maneira: "Tivemos oportunidade de contar com o streamer mais importante da América Latina no jogo com o Vélez. Lamentavelmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Queremos pedir desculpa a todos aqueles que se sentiram ofendidos."