Franco Morbidelli continua a ser um dos mais competitivos neste início de época de MotoGP. Ontem, foi terceiro no Treino do GP das Américas, mas um percalço com o airbag do fato de competição quase teve grandes consequências.

O italiano da Pertamina Enduro VR46 afirmou: ‘Outro dia forte, fomos consistentemente velozes ao longo de todo o dia, em todas as condições. Experimentámos tudo o que podíamos experimentar, incluindo o [pneu] médio dianteiro. Então, recolhemos a maior quantidade de dados que pudemos’.

Nos instantes finais, Morbidelli teve um problema com o fato de competição quando estava fora da zona de apuramento direto para a segunda fase da qualificação – algo que conseguiu ultrapassar, num problema que explicou:

Esse é um ponto mesmo nefasto da pista, chegas a 300km/h e há muitas lombas. A velocidade faz o fato dobrar, e as lombas fazem-no mover um pouco mais do que o habitual. E a tecnologia fez o fato explodir. Felizmente foi só o Treino, e pude continuar.

De todos os modos, a situação aumentou a pressão, como o #21 referiu: ‘Foi uma hipótese, e com o composto mais duro na frente. Então, colocámo-nos contra a parede nesse momento, mas saímo-nos bem. É positivo’.