O mês de maio arrancou de uma forma perfeita para o Casa Pia: três dias depois de, desportivamente, terem garantido o seu recorde de pontuação no primeiro escalão com um empate (0-0) em casa do Arouca, fora dos relvados os gansos foram distinguidos pela Liga de Clubes por um evento de cariz social levado a cabo no anterior mês.

A Liga não ficou indiferente à iniciativa intitulada A Nossa Casa És Tu, que consistiu na visita de Matilde, uma criança de apenas 11 anos, a um dia de trabalho do Casa Pia, cujo exemplo de superação comoveu toda a estrutura dos gansos, entre jogadores, treinadores e staff.

Nesse sentido, na reunião de maio do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, conduzida pelo recém-eleito presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, o organismo decidiu distinguir o clube lisboeta com o Prémio de Responsabilidade Social relativo a abril.

Mati, como é conhecida, combate um neuroblastoma na glândula suprarrenal esquerda, um cancro raro e agressivo, e conviveu com o plantel casapiano que a recebeu com autógrafos, fotografias e, acima de tudo, abraços e muito carinho.

No momento de anunciar o galardão ao emblema da Pina Manique, a Liga de Clubes destacou as 68 ações de responsabilidade social realizadas pelos clubes que disputam a Liga e a Liga 2, entre as quais projetos como os executados pelo Nacional, com a iniciativa De Mãos Dadas Pela Inclusão, e pelo Vizela, com Direitos da Criança, que foram finalistas para a entrega desta distinção arrecadada pelo Casa Pia.