O Sporting deu um grande passo rumo às meias-finais da Taça da Liga Feminina. As leoas venceram, este domingo, na receção ao Valadares Gaia, por 3-1, e conseguiram uma vantagem confortável para o embate da segunda mão.
A equipa de Micael Sequeira entrou muito bem no encontro e Ana Capeta ficou perto de abrir o marcador logo num dos primeiros lances do desafio. As gaienses responderam com uma iniciativa que levou a uma grande intervenção da norte-americana Catriona Sheppard, uma das novidades no onze inicial, mas a partir daí foi o Sporting a assumir as despesas do encontro.
Com maior caudal ofensivo, a formação verde e branca acumulou alguns lances de perigo junto da baliza à guarda de Ana Carolina Alves. Depois de muita insistência, a equipa da casa chegou à vantagem já perto do intervalo. Vera Cid, também ela chamada ao onze, esteve na assistência e Cláudia Neto abriu o ativo (39').
Ainda antes do intervalo, Joana Martins desperdiçou uma grande penalidade e a chance de dilatar a vantagem (42'). No arranque da etapa complementar, repetiu-se a receita dos primeiros 45 minutos e Ana Capeta teve uma grande ocasião de golo logo nos primeiros instantes. Desta feita, a internacional portuguesa revelou maior acerto e atirou a contar (46').
Seguindo na mesma toada da primeira parte, o Valadares Gaia reagiu com mais um lance de ataque que terminou em boa defesa de Catriona Sheppard. Pouco depois, Micael Sequeira mexeu na equipa e Maiara Niehues, uma das jogadoras que entraram, precisou de apenas dois minutos em campo para fazer o 3-0 (60'). A média brasileira ainda esteve perto de bisar, mas foi o Valadares Gaia a encurtar distâncias por intermédio de Jennie Lakip (80').
O golo da avançada norte-americana devolveu alguma esperança à formação nortenha, mas o Sporting parte, ainda assim, com uma vantagem confortável para o encontro da segunda mão. As duas equipas voltam a medir forças, a meio de janeiro, em Vila Nova de Gaia.