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Dale Earnhardt Jr. Revela “Os Problemas” Com as Corridas da NASCAR em Superspeedways
O membro do Hall of Fame da NASCAR, Dale Earnhardt Jr., falou abertamente sobre as suas frustrações com as corridas em superspeedways, destacando os problemas contínuos que têm afetado os eventos em Daytona, Talladega e Atlanta nos últimos anos.
Com o início da temporada da NASCAR de 2025 marcado pelo habitual caos no Daytona International Speedway, Earnhardt Jr. partilhou os seus pensamentos sobre as crescentes preocupações dentro da comunidade das corridas. Ecoando o sentimento de Denny Hamlin de que a arte das corridas em superspeedway se perdeu, Junior apontou que a atual geração de pilotos da NASCAR está frequentemente envolvida em corridas excessivamente agressivas.
Na sua mais recente aparição no podcast Dale Jr. Download, o co-proprietário da JR Motorsports revelou que todas as quatro séries da NASCAR — ARCA, Trucks, Xfinity e Cup — estão a enfrentar problemas semelhantes em superspeedways. O principal culpado, segundo Earnhardt, é o arrasto excessivo que foi adicionado aos carros, tornando cada vez mais difícil para os pilotos ultrapassarem-se eficazmente.
“Nós comprimimos tudo e colocámos tanto arrasto nos corpos que eles não conseguem afastar-se uns dos outros,” disse Earnhardt Jr. Ele elaborou sobre como os carros atuais são construídos, observando que não importa quão bom seja um carro ou quão experiente seja um piloto, o arrasto adicional torna quase impossível desprender-se do grupo. Isto, acredita ele, leva a acidentes desnecessários e finais caóticos, com os carros frequentemente envolvidos em situações que poderiam ser facilmente evitadas.
“Um bom carro não consegue afastar-se de um carro mau. Um piloto experiente não consegue distanciar-se de um [piloto] que não tem experiência… Os carros estão tão arrastados [agora] e os motores tão sufocados que todos estão em cima uns dos outros. Isso leva a alguns dos acidentes mais estúpidos, que são completamente desnecessários,” continuou Earnhardt. Ele explicou que este problema persiste há mais de uma década, uma frustração que ele tem visto desenrolar-se repetidamente em corridas nas superspeedways.
Dale Jr. Oferece uma Solução
Apesar das suas frustrações, Earnhardt Jr. também propôs uma solução simples para melhorar a situação atual. Ele enfatizou que a NASCAR não precisa de uma revolução total; em vez disso, o foco deve estar em ajustar a relação arrasto-potência dos carros.
“É realmente simples. Não é difícil. Não precisamos de uma grande mudança. Precisamos apenas de entrar numa sala e reimaginar a relação arrasto-potência. Como os carros reagem uns aos outros e à sua volta. Precisamos descobrir uma maneira de permitir que o carro — temos que mudar a relação arrasto-potência para que a diferença entre o que um carro pode fazer sozinho na pista em comparação com o que pode fazer em grupo não seja tão grande.”
Este ajuste, sugere Earnhardt, permitiria que os carros se comportassem de maneira diferente em grupo, levando a corridas menos caóticas e a menos acidentes. No final, ele argumenta que tanto a NASCAR quanto os pilotos devem assumir a responsabilidade pelo produto atual na pista.
A NASCAR Precisa de Dar o Passo em Frente
Enquanto Earnhardt Jr. apelava para que a NASCAR tomasse medidas e resolvesse o problema, também enfatizou que os pilotos devem fazer a sua parte. Correr de forma mais limpa e responsável, acredita ele, é essencial para reduzir o nível de caos que se tornou sinónimo de corridas em superspeedway.
De acordo com Earnhardt, se os problemas atuais persistirem, as corridas continuarão a assemelhar-se a derbies de demolição, o que poderia prejudicar o desporto a longo prazo. O seu apelo por mudança não se trata apenas de melhorar a qualidade das corridas, mas também de garantir que o futuro da NASCAR permaneça forte e competitivo.
À medida que a temporada de 2025 se desenrola, resta saber se a NASCAR levará a sério o conselho de Earnhardt e implementará mudanças que permitam que as corridas em superspeedway regressem às suas raízes.