Liga Europa, 4.ª jornada: quinta-feira, 7 de novembro de 2024, 20h00
A ANTEVISÃO: DRAGÕES COM JOGO DIFÍCIL EM TERRAS TRANSALPINAS
O FC Porto desloca-se à capital italiana para defrontar a Lazio, num embate a contar para a quarta jornada da fase de liga da Liga Europa. Os “biancocelesti” entraram na competição a todo o gás, tendo, até ao momento, um registo imaculado na liderança da etapa. Já os dragões, apesar do desaire inaugural na Noruega, frente ao Bodo/Glimt (3-2) têm vindo numa fase ascendente, com a mais recente vitória, diante do Hoffenheim (2-0), a ser certamente um tónico.
Galvanizados com as vitórias sobre o Dynamo Kiev e o Nice, os comandados de Marco Baroni rumaram aos Países Baixos para tentar dar continuação ao bom momento de forma na prova. Com mais um elemento em campo, os italianos não se fizeram rogados, chegando à vantagem por intermédio de Pedro Rodríguez, no primeiro tempo. Gustav Isaksen, ao cair do pano, estabeleceu o resultado final, totalizando nove pontos em três jogos até ao momento.
Relativamente aos onzes iniciais, face ao mais recente triunfo frente ao Cagliari, deverão existir poucas mexidas do lado da Lazio. Nuno Tavares irá retornar ao onze, bem como, muito provavelmente, Pedro Rodríguez e Mattia Zaccagni. Tijjani Noslin não será opção, estando ainda a cumprir castigo disciplinar.
Do lado da formação azul e branca, Vítor Bruno poderá dar uma oportunidade a Danny Namaso, depois do golo apontado ao Estoril Praia. Wenderson Galeno deverá voltar ao onze, com Fábio Vieira a ser o jogador mais provável de sair para dar lugar ao extremo brasileiro de 27 anos.
No que diz respeito ao histórico de confrontos, os azuis e brancos e o emblema romano enfrentaram-se por quatro vezes, com o conjunto luso a ter saído por cima em duas ocasiões distintas, ambas na sua fortaleza. Nos dois jogos ocorridos no Stadio Olimpico, prevaleceu o empate, tendo o último ocorrido em 2021/22 (2-2), nos 16 avos de final da Liga Europa, ainda com Maurizio Sarri ao leme dos transalpinos e Sérgio Conceição no comando técnico dos dragões.
10 DADOS RÁPIDOS
- Na Liga Europa, o FC Porto só venceu um dos 13 últimos jogos realizados fora de casa: 1-2 aos Young Boys, em 2019/20.
- Fora de casa, o FC Porto soma três derrotas consecutivas nas provas UEFA.
- O FC Porto perdeu o único jogo realizado fora de casa nesta edição da Liga Europa.
- Os dragões não sofrem golos há cinco jogos.
- O FC Porto soma seis vitórias consecutivas.
- Nas provas da UEFA, a Lazio venceu os quatro últimos jogos realizados em casa.
- Nesta edição da Liga Europa, a Lazio venceu os três jogos realizados.
- A Lazio ganhou os últimos cinco jogos realizados em casa.
- A Lazio marcou dois ou mais golos em cada jogo realizados em casa esta temporada.
- Em casa, a Lazio ainda não perdeu esta época: sem sete jogos, soma seis vitórias e um empate.
JOGADORES A TER EM CONTA
Taty Castellanos – O atacante internacional argentino, associado a FC Porto e Benfica nos últimos mercados de transferências, é o atual melhor marcador da formação italiana, contabilizando já sete golos em 13 jogos, além de uma assistência registada. Aliás, já marcou por mais vezes esta época do que na época passada, em 46 jogos (seis golos e três assistências). Será, por isso, uma das principais ameaças à baliza de Diogo Costa, que, por sinal, já não sofre golos há cinco jogos seguidos.
Samu Aghehowa – O avançado internacional pelas camadas jovens da seleção de Espanha vive a maior seca de golos desde que chegou ao FC Porto, uma vez que não marca há dois jogos consecutivos, números que, por si só, demonstram muito da sua grande qualidade, visto que os adeptos portistas estavam habituados a que Samu marcasse em todos os jogos. Ora, isso já se sabia que não ia acontecer, é preciso ter a noção de que é um avançado de apenas 20 anos, mas que tem todas as condições para, num jogo destes, fazer a diferença a favor dos azuis e brancos.
XI´s PROVÁVEIS
Lazio: Christos Mandas; Manuel Lazzari; Alessio Romagnoli; Mario Gila; Nuno Tavares; Matías Vecino; Fisayo Dele-Bashiru; Pedro Rodríguez; Mattia Zaccagni; Boulaye Dia; Taty Castellanos
Treinador: Marco Baroni
«O FC Porto é uma equipa que sabe muito bem como usar as duas alas e praticar um futebol vertical com grande eficácia. Vamos precisar de fazer uma exibição de alto nível num jogo que será aberto. Teremos de pressionar muito a posse de bola do FC Porto. É uma equipa à qual não podemos dar espaço».
FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Nehuén Pérez; Tiago Djaló; Francisco Moura; Alan Varela; Nico González; Pepê; Danny Namaso; Wenderson Galeno; Samu Aghehowa
Treinador: Vítor Bruno
«É preciso ter cuidado com o elogio. Mas sim, temos pontos de contacto. Pressionamos alto, saímos desde trás… Temos uma ideia e uma identidade. Vai ser um jogo muito rico do ponto de vista tático. Temos de ser audazes, com responsabilidade pela posição da tabela em que estamos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Lazio 1-2 FC Porto